Comentários: 0
Consumo real dos carros é 42% superior ao anunciado pelas marcas
idealista/news

Sabes ao certo qual é o consumo do teu carro? Fica a saber que o valor que consta no computador de bordo nem sempre corresponderá à realidade, sendo que a diferença entre consumo real e consumo prometido pelos fabricantes não tem parado de aumentar. Em causa está um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (de que faz parte a Quercus), que concluiu que os carros gastam em média mais 42% que o anunciado pelas marcas.

Segundo o documento, há sinais claros de que várias marcas estão a manipular os dados relativos à eficiência no consumo, o que terá um peso médio de 450 euros por ano no bolso dos condutores europeus face ao publicitado pelas marcas.

A Mercedes lidera a lista de fabricantes com a maior diferença (acima dos 50%) entre o consumo de combustível real na estrada e o consumo medido em testes de laboratório. Mas todas as marcas apresentam diferenças de valores de consumo, sempre acima de 35%. De acordo com a TSF, que se apoia no estudo, a diferença média cresceu “de forma exponencial nos últimos anos”, sendo que atualmente, em toda a indústria automóvel, é de 42%, quando em 2012 rondava os 28%.

Para João Branco, presidente da Quercus, as autoridades europeias e portuguesas não podem ficar paradas e têm de investigar estes números. Até porque não são só os condutores que ficam prejudicados, também o Estado fica a perder, já que a cobrança de impostos está muito dependente do consumo de combustível e do desempenho ambiental.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta