Preços dos combustíveis em Portugal

Preços dos combustíveis sempre a subir em Portugal

Atestar o carro em Portugal volta a ser mais caro a partir desta segunda-feira (19 de fevereiro de 2024), sendo esta a nona semana consecutiva de aumentos na gasolina e a sexta no gasóleo. O preço da gasolina sobre três cêntimos por litro e o do gasóleo dois cêntimos por litro. Os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostram que, no quarto trimestre de 2023, os preços médios (com impostos) da gasolina 95 simples e do gasóleo simples são superiores aos verificados, por exemplo, em Espanha.  
Preços dos combustíveis em Portugal e na UE

Gasolina mais cara e gasóleo mais barato face à média da UE

No segundo trimestre de 2023, o preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal foi 4,7 cêntimos por litro mais caro que na média da UE-27. Já o gasóleo simples foi inferior em 5,1 cêntimos. Em causa estão dados sivukgados esta quinta-feira (27 de julho de 2023) pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Custo médio mensal de ser dono e de usar um carro

Portugal é o quarto país onde o custo mensal de usar um carro é maior

Em 2022, o custo médio mensal da utilização de um carro em Portugal é de 1.160 euros por mês, encontrando-se o país no quarto lugar de um ranking que integra 22 países. A liderar a lista está a Suíça, onde ser dono e usar um carro custa nada mais nada menos que 1.313 euros em média por mês. À frente de Portugal encontram-se ainda Noruega (1.249 euros) e Países Baixos (1.166 euros). Em causa estão dados que constam no Car Cost Index, um estudo anual realizado pela LeasePlan que analisa o custo de ter e de manter um automóvel.

Gasolina mais cara e gasóleo mais barato face à média da UE

O preço médio de venda da gasolina simples em Portugal foi no terceiro trimestre superior em 4,3 cêntimos por litro aos valores médios na UE-27 (União Europeia a 27), enquanto no gasóleo simples foi inferior em 2,6 cêntimos, segundos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Preços dos combustíveis em Portugal

Combustíveis: desconto no ISP diminui em outubro

O desconto no ISP vai diminuir este mês em 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina, devido à descida do preço dos combustíveis, disse esta segunda-feira (3 de outubro de 2022) o Ministério das Finanças.
Venda de carros elétricos dispara – e sentem menos aumentos na energia

Venda de carros elétricos dispara – e sentem menos aumentos na energia

A “febre” dos carros elétricos parece ter chegado em força a Portugal: Em agosto, por exemplo, a venda deste tipo de viaturas aumentou 44,8% face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De referir, ainda, que entre janeiro e agosto deste ano verificou-se um aumento homólogo de 58,6% na venda de carros elétricos novos em Portugal, tendo sido matriculadas 10.055 unidades. A verdade é que, em tempos de inflação alta e de elevados custos de energia e de combustíveis, os carros elétricos sentem menos o impacto dos aumentos na energia.
Preço da gasolina em Portugal

Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?

O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia. Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa?
Produção de petróleo no mundo

EUA liderou a produção de petróleo em 2021

A guerra na Ucrânia ameaça elevar o preço do barril de petróleo para níveis mais altos do que os atuais. O barril de Brent alcançou o maior valor em 10 anos, fixando-se nos 125 dólares (118,5 euros), algo impensável há dois anos.
Preço dos combustíveis em Portugal e na Europa

Abastecimento de combustível na Europa está em risco no verão

A subida do preço dos combustíveis faz-se sentir há algum tempo em alguns países, nomeadamente em Portugal, sendo este cenário uma consequência da guerra na Ucrânia. Uma tendência que poderá manter-se nos próximos meses. O alerta é dado pelo diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, que antecipa que a Europa enfrente uma temporada de verão em que provavelmente haverá problemas de abastecimento para todos os tipos de combustíveis. 
Consumo de combustíveis em Portugal

Preços dos combustíveis disparam – mas consumo também…

Se é verdade que os preços dos combustíveis ficaram mais caros, na sequência da guerra na Ucrânia, também é verdade que os portugueses estão a consumir cada vez mais gasóleo e gasolina. Parece contraditório, mas é uma realidade. Isso mesmo mostram os mais recentes números da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que permitem concluir, por exemplo, que nunca se consumiu tanto gasóleo em Portugal.