
Surpresa ou não, Portugal é mesmo o quinto melhor país do mundo para se viver e trabalhar, ultrapassando os vizinhos espanhóis e italianos, no ranking mundial. Os resultados são do Expat Insider, um inquérito realizado anualmente pela InterNations junto de 13 mil expatriados de 166 nacionalidades, que procura reunir as opiniões de milhares de executivos, trabalhadores qualificados, estudantes e reformados que estejam a viver fora do seu país de origem.
A "atitude amigável" dos portuguesas foi um fator decisivo no que toca às avaliações dos inquiridos. A verdade é que, segundo o estudo, Portugal é tido como o número um no que diz respeito às relações estabelecidas com os estrangeiros, surgindo por isso à frente da Espanha, mas atrás da Costa Rica, México e Taiwan, num top dez liderado por um país do Médio Oriente, o Bahrein.










E quais são os piores países para ter como morada?
Mas nem tudo são boas notícias. Pelo menos para os países que foram parar à lista de piores sítios para se viver e trabalhar, nomeadamente o Brasil, a Grécia, a Arábia Saudita e a Turquia. Também o Reino Unido (na 54.ª posição) e os Estados Unidos (na 43.ª) não têm motivos para celebrar. De acordo com o estudo, depois do referendo sobre o Brexit e da eleição de Donald Trump, os dois países são considerados menos amigáveis, devido à instabilidade política.
O país que sofreu a maior queda foi a Austrália, que em 2016 ocupou um lugar no top 10, saltando para o 34º lugar em 2017.

Para poder comentar deves entrar na tua conta