O abono de família que será pago na próxima semana ainda não vai refletir a subida prometida para 2018. A atualização da prestação será feita, com retroativos, depois de publicada a portaria que estabelece os aumentos.
Segundo o ECO, que cita uma fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a própria Segurança Social vai aguardar pela portaria que define os aumentos, ao contrário do que aconteceu com as pensões, que já foram pagas esta semana com a atualização prevista mesmo sem publicação em Diário da República.
De referir que no ano passado o abono atualizado começou a ser pago em março, com retroativos a janeiro. E só em abril, também com retroativos, foi reforçado o apoio no caso de crianças entre 12 e 36 meses, ao mesmo tempo que foi reposto o quarto escalão de rendimentos (que abrange apenas crianças até três anos), escreve a publicação.
Para 2018 está prometida a atualização do abono em função da inflação e um novo reforço da prestação para crianças entre 12 e 36 meses nos três primeiros escalões. A prestação tem vindo a aumentar mais significativamente nesta faixa etária, sendo que o objetivo do Governo é que, em 2019, as crianças entre um e três anos recebam tanto como as crianças até 12 meses.
O abono referente ao quarto escalão de rendimentos também terá um aumento mais visível e voltará a subir no segundo semestre: neste grupo, a prestação não varia consoante a idade mas está limitada a crianças até três anos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta