Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Governo

Últimas notícias sobre "Governo" publicadas em idealista.pt/news

Tudo sobre o novo contrato de habitação vitalício

O Governo aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que cria o Direito Real de Habitação Duradoura (DRHD). Neste guia explicamos-te tudo o que está em causa neste novo um regime.

Notícia sobre:

Remodelação governamental à vista: Pedro Nuno Santos fica com pasta da Habitação

António Costa tem em curso uma remodelação governamental. Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, sobe a ministro do Planeamento Infraestruturas e assumirá também a pasta da Habitação.

Notícia sobre:

“Falta de recursos” atrasa licenciamento de projetos, admite ministro da Economia

A “falta de recursos” e a “desestruturação” da administração pública estão a atrasar o licenciamento de projetos, diz o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Notícia sobre:

Requisição civil - guia para entender a greve dos enfermeiros

O Governo decidiu avançar com a requisição civil dos enfermeiros que aderiram à greve nos quatro centros hospitalares onde não foram cumpridos os serviços mínimos. Este instrumento, que está na lei desde 1974, só deve ser acionado em "circunstâncias particularmente graves” .

Notícia sobre:

Prédios devolutos vão ser penalizados "a sério”, avisa Governo - Lisboa dá o mote com IMI agravado

O Governo quer ir “atrás dos prédios devolutos e penalizá-los a sério”. O aviso é dado pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, que quer passar uma fatura pesada aos proprietários que decidirem manter edifícios nestas condições nos centros das grandes cidades. Lisboa dá o tiro de partida, pretendendo agravar até seis vezes mais o IMI cobrado sobre este tipo de imóveis.

Notícia sobre:

“É evidente que houve má gestão na CGD” e que “teve custos”, diz Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu, no Parlamento, que houve “má gestão” na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e que isso “teve custos”. Uma conclusão que vai ao encontro da auditoria da EY a 15 anos de gestão do banco estatal, cujos resultados preliminares mostram que a instituição financeira emprestou dinheiro mesmo quando tinha pareceres desfavoráveis da sua Direção de Risco.

Notícia sobre:

Combate à corrupção está estagnado em Portugal

O combate à corrupção está estagnado em Portugal, acusa a associação cívica Transparência e Integridade, justificando com a manutenção de escândalos públicos de falta de ética e alegadas tentativas de controlo político dos Conselhos Superiores da Magistratura e Ministério Público.

Notícia sobre:

Parlamento quer aprovar Lei de Bases da Habitação “até ao 25 de abril”

O Parlamento agendou audições com 31 entidades, desde inquilinos a proprietários, e pediu parecer por escrito a outras 14 instituições sobre os projetos para a Lei de Bases da Habitação – foram apresentados por PS, PCP e BE –, prevendo ainda a realização de três audições públicas. 

Notícia sobre:

Programa Casa Eficiente “asfixiado” pela banca

A banca portuguesa poderá estar a condenar o programa Casa Eficiente 2020 ao fracasso. Em causa está o número de contratos celebrados, que ficou muito aquém do esperado. O programa arrancou em junho do ano passado, mas, seis meses depois, só foram emitidas 400 declarações e o montante de empréstimos ficou-se pelos 300 mil euros.

Notícia sobre:

António Costa vítima de especulação imobiliária: comprou uma casa com 74 m2 por 327.000 euros

A nova casa do primeiro-ministro António Costa em Benfica, Lisboa, custou 327.000 euros, o que dá uma média de 4.419 euros por metro quadrado (m2) – o imóvel tem 74 m2. Trata-se de um valor 33% acima do praticado em média naquela zona da cidade: 3.320 euros por m2.

Notícia sobre: