Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Governo

Últimas notícias sobre "Governo" publicadas em idealista.pt/news

Revive: Forte da Ínsua (Caminha) ganha nova vida como alojamento turístico

O Forte da Ínsua, localizado na Ínsua de Santo Isidro, na freguesia de Moledo e Cristelo, concelho de Caminha (Viana do Castelo), vai ganhar nova vida ao abrigo do Programa Revive: será um estabelecimento de hospedagem, revelou o Ministério da Economia e da Transição Digital, acrescentando que já foram lançados concursos para a concessão de 21 imóveis no âmbito do programa. 

Notícia sobre:

Programa 1º Direito: 154 municípios já têm estratégias locais de habitação

São 154 os municípios que já entregaram ou estão a desenvolver estratégicas locais de habitação no âmbito do do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. A garantia foi dada pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Notícia sobre:

Forte da Barra de Aveiro com “luz verde” para ser transformado em hotel

Edificado no século XVII, e classificado como imóvel de interesse público, o Forte da Barra de Aveiro, que goza de uma localização privilegiada, será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, ao abrigo do programa Revive. O Governo lançou o concurso público no final de janeiro e está a receber propostas até 4 de maio de 2020.

Notícia sobre:

Travão aos vistos gold entra em vigor em 2021

A fim da atribuição de vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto na sequência de investimentos imobiliários está a gerar alguma confusão. Segundo Tiago Antunes, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, trata-se de uma medida – aprovada na especialidade na sequência de uma proposta de alteração ao OE2020 – que ainda vai demorar algum tempo a entrar em vigor. 

Notícia sobre:

Investidor francês transforma Mosteiro em Amarante num hotel de 4 estrelas - abre em 2023

O Mosteiro de S. Salvador de Travanca, fundado no século XII, localiza-se em Amarante (Porto) e vai ser transformado num hotel de quatro estrelas com 40 quartos ao abrigo do Revive. O vencedor do concurso de concessão é francês.

Notícia sobre:

OE2020: unidos de facto vão receber nota de cobrança de IMI em conjunto

Os unidos de facto e cônjuges não separados judicialmente vão poder passar a receber uma nota de cobrança de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) conjunta e beneficiar do pagamento faseado do imposto. Em causa está uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado 2020 (OE2020) apresentada pelo CDS-PP que foi aprovada na especialidade esta quarta-feira (5 de fevereiro de 2019).

Notícia sobre:

Obras no Metro de Lisboa: prioridade à expansão até Loures, Alcântara e Zona Ocidental

O projeto de construção da Linha Circular do Metro de Lisboa vai ser suspenso e será dada prioridade à expansão deste meio de transporte até Loures, Alcântara e zona ocidental da capital. Em causa está uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) apresentada pelo PAN que foi aprovada esta terça-feira (4 de fevereiro de 2020) no Parlamento.

Notícia sobre:

Rendas acessíveis: 18 casas do IHRU em Mangualde vão a concurso dia 10 de fevereiro

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) abre dia 10 de fevereiro de 2020 o primeiro concurso por sorteio para arrendamento de habitações de sua propriedade no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PAA). Em causa estão 18 habitações de tipologias T2, T3 e T4 localizadas no concelho de Mangualde (Viseu). Os valores de renda variam entre 215 e 287 euros.

Notícia sobre:

Reabilitação urbana: IFRRU 2020 com 200 contratos assinados e 576 milhões de investimento

O programa Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 “chegou aos 200 contratos assinados, com 576 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético”, revelou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em comunicado.

Notícia sobre:

Falta de habitação acessível: "A culpa é do Estado, não dos proprietários”

O Governo tem assumido a oferta de casas a preços acessíveis como uma prioridade, movendo esforços nesse sentido, desde a anterior legislatura. Mas deu-se conta de que sozinho não vai poder chegar ao objetivo de garantir habitação acessível à generalidade dos portugueses, como pretende, e decidiu chamar os profissionais do setor imobiliário para ajudarem. Um passo nesse sentido foi dado hoje com a assinatura de parcerias entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que gere o Programa de Arrendamento Acessível, e as plataformas (entre as quais o idealista) e agentes imobiliários.

Notícia sobre: