Comentários: 0
Aldeias com maior risco de incêndio vão ter planos de evacuação e um oficial de segurança
GTRES

Mais de metade dos concelhos do país – mais concretamente 189 municípios, que possuem freguesias de risco – vão ter um plano de evacuação e um abrigo previamente definido, para prevenir e diminuir os efeitos dos incêndios. As aldeias terão um oficial de segurança para transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização.

Estas medidas fazem parte dos programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras”, apresentados esta segunda-feira (9 de abril) em Ansião (Leiria), numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Durante a celebração, segundo a Lusa, será assinado um protocolo entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Os programas contemplam a criação da função de um "oficial de segurança da aldeia", que terá como “missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população”, segundo a informação do Ministério da Administração Interna (MAI), citada pela Lusa.

Serão ainda definidos locais de refúgio nas aldeias e encetadas campanhas de sensibilização das populações para o que fazer em caso de incêndio e como evitar comportamentos de risco.

A ANPC vai distribuir cerca de 10.000 kits de sobrevivência, que são mochilas com lanterna, rádio, uma máscara de proteção contra o fumo, um sinalizador de presença e material de primeiros socorros. Ficará ainda responsável pela criação de medidas de prevenção, identificação de refúgio e sinalização de evacuação, bem como densificação da rede automática de avisos à população.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta