
Gerir um negócio não é tarefa fácil. Há um sem número de questões com as quais um gestor tem de saber lidar ao longo da sua carreira, sobretudo se quiser evitar problemas e sarilhos desnecessários. E a tarefa não é complicada apenas para os mais jovens empresários, os mais experientes também têm de estar atentos. Queres ter uma empresa saudável? Fica atento a estas 5 lições empresariais.
Rui Delgado, CEO da M&A Worldwide , partilhou com o Jornal Económico algumas dicas para todos aqueles que “querem continuar a dar cartas no mercado por mais alguns anos”. Mostramos-te agora quais são.
1. Sociedades com familiares ou amigos? Nunca
Se tiveres opção, então não escolhas fazer sociedades com familiares ou amigos. Caso decidas fazê-lo, então deverás tratar essas pessoas apenas e só como sócias. “Pode ter ido para os copos com o tio João, a casa da irmã Luísa ou passado o Natal com a filha Augusta. Mas, no momento em que entrarem na mesma empresa, serão sócios e nada mais”, defende o CEO Rui Delgado.
Para evitar dar “tiros nos pés” será necessário trabalhar em conjunto, com regras objetivas, claras e pragmáticas de negócio, com vista à valorização da empresa. “Se em nome da firma já tem os telemóveis das crianças ou um carro da nora (...) pare”, escreve o responsável.
2. Sim, alguém tem de mandar
Partilhar os poderes pode ser interessante, mas não funciona. Esta é a convicção de Rui Delgado, para quem é imprescindível existir uma figura que tome decisões. No final, garante, “alguém terá de definir o caminho a seguir”.
“Se divide o capital (50%-50%) está a criar uma situação potencial de impasse, que um dia acabará com a sua empresa”, defende.
3. É importante simplificar
Criar ou gerir uma empresa, maior ou menor, deve passar pelo estabelecimento de procedimentos simples, práticos e objetivos.
“Contas em dia, procedimentos contabilísticos levados a sério, adequada valorização dos ativos, controlo de custos, mapas de reporting, reuniões mensais para análise de custos, proveitos e resultados, atas de reuniões escritas como instrumento de trabalho, encerramento das contas com antecedência para perpetivar contingências e/ou poupanças fiscais”, estes são exemplos de práticas que não deverás perder de vista.
4. “Leva a tua empresa a um spa”
Nada é para sempre. Ainda assim é possível dar mais anos de vida a uma empresa. Como? Avaliando se esta continua suficientemente “fresca, saudável e em forma para continuar a lutar pelo seu espaço no mercado”, ou se pelo contrário “está uma velha senhora magoada, pesada, lenta e bafienta”, diz Rui Delgado.
Quer isto dizer que, de vez em quando, será importante parar para pensar, ou como quem diz, "levar a empresa a um spa".
5. Não, ninguém sabe tudo
Assumir que se sabe tudo pode mesmo envenenar um negócio. É importante saber delegar e partilhar se quiseres ter uma empresa segura e saudável.
“Baixe as defesas, assuma que não sabe tudo. Aliás, assuma que, provavelmente, apenas sabe de uma parte e contrate o melhor que houver no mercado para liderar as outras áreas. Se insistir em pagar uma miséria, vai obter uma miséria. E, com isso, está a desvalorizar a sua empresa e o seu património. Se insistir em ser pau para toda a obra, assuma que tem um “biscate” para levar umas poucas massas para casa. Ter uma empresa é algo muito diferente”, aconselha o CEO.
1 Comentários:
1. Monte um negócio de algo que gosta muito, vai ser muito duro, mais vale gostar do negócio
2. Tenha muitos colaboradores, amigos, mas mantenha-se independente financeiramente
3. Seja resiliente, vai fracassar muitas vezes no processo, aceite isso e aprenda com isso
4. Ouça o que os outros lhe dizem com humildade, mas não se deixe abater pelas ideias ou comentários deles
5. Pense a longo prazo, as coisas boas demoram a construir
6. Arrisque, mesmo que seja em part-time com um emprego fixo, o maior risco é não correr nenhum risco
7. Seja Feliz
Para poder comentar deves entrar na tua conta