
A proporção de mulheres no Governo e no Parlamento português supera os 36%, o que coloca Portugal acima da média da União Europeia (UE). O Dia Internacional da Mulher celebra-se esta sexta-feira (8 de março de 2019).
Segundo dados do Eurostat, no ano passado, 36,4% dos assentos na Assembleia da República eram ocupados por mulheres, o sexto valor mais alto entre os 28 Estados-membros (a par da Dinamarca). No que diz respeito à proporção de mulheres no Executivo de António Costa, era de 36,1%, o décimo melhor registo na UE. Trata-se de valores bem mais elevados que os praticados na média dos países da UE: 29,9% e 30,2%, respetivamente.
Apesar de ter havido uma evolução nos últimos anos, continua a não haver um único Estado-membro com uma maioria de mulheres no respetivo parlamento nacional, conclui o Eurostat.
Os países que mais se aproximam de uma maioria feminina nas respetivas assembleias são Suécia (47%) e Finlândia (42%). No lado oposto da lista encontram-se Hungria (13%) e Malta (15%).
Já a proporção de mulheres em cargos ministeriais nos governos nacionais é mais elevada em Espanha e Suécia (52%). Em sentido inverso encontram-se mais uma vez Hungria e Malta: 7% e 12%, respetivamente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta