mulheres empreendedoras

Imobiliário e empoderamento feminino unidos por uma causa solidária

A terceira edição do evento ‘Mulher Empreendedora no Imobiliário’ está de regresso. No próximo dia 8 de março, entre as 14h00 e as 20h00, a iniciativa, que pretende celebrar o Dia Internacional da Mulher, irá promover a partilha de histórias inspiradoras e experiências enriquecedoras de mulheres que se destacam no setor imobiliário.
famosos

Dia da Mulher: Mária Telkes, a inventora da primeira casa solar

Ficou conhecida como a Rainha do Sol, mas o sistema de aquecimento solar não foi, de forma alguma, a sua primeira invenção: de facto, a prolífica Mária Telkes, arquiteta da Casa do Sol de Dover, tem inúmeras criações a seu crédito. Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, recordamos a vida agitada desta cientista que inventou a primeira casa solar. 
Mulheres a trabalhar no setor tecnológico

Mulheres estão em maioria no setor tenológico na Europa

No final de 2022, trabalhavam em ciência e tecnologia na Europa 76 milhões de pessoas, com idades entre 15 e 74 anos. Trata-se de um aumento de 2,5% face ao ano anterior. Neste universo, mais de metade dos profissionais (52%) são mulheres, que trabalham sobretudo nas áreas de serviços. De referir que em Portugal a percentagem de pessoas do sexo feminino no setor é superior à média europeia (53,6%). Um número que é mais alto (cerca de 60%) nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Há mais mulheres a trabalhar em part-time que homens

Há (muito) mais mulheres que homens a trabalhar em part-time na UE

No terceiro trimestre de 2022, a proporção das trabalhadoras a tempo parcial no total de mulheres empregadas dos 15 aos 64 anos era muito superior (28%) à dos homens (8%), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat, a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala esta quarta-feira (8 de março).
mulheres empreendedoras

“Dedico o meu tempo a ajudar mulheres que queiram empreender”

Liderar para fazer brilhar outras mulheres. Este é um dos objetivos (profissionais e de vida) de Ana Gomes. Durante vários anos ligada à área da saúde, encontrou no ramo imobiliário, já lá vão quase 10 anos, espaço para fazer diferente. Ajudar pessoas a crescer é algo que a preenche enquanto empresária e mulher – e a mentoria é das coisas que “mais lhe alimenta a alma”. Criou o Women Empowered by For.Ever ainda antes da pandemia, um projeto de empreendedorismo social e feminino com o objetivo de inspirar e construir mudança na vida de outras mulheres. Em entrevista ao idealista/news, neste Dia da Mulher, deixa ainda alguns conselhos para quem quer triunfar neste e noutros setores.
obras em casa

Setor das obras e remodelação de casas atrai cada vez mais mulheres

A rede de franchising MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) registou um aumento significativo de mulheres no setor. Atualmente são já 14% as unidades geridas por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 50 anos. Os dois maiores centros urbanos, Lisboa e Porto, concentram a totalidade das franchisadas da rede.
Trabalhar em Portugal

Quanto tempo passam os portugueses a trabalhar? Mais de 37 anos

Na União Europeia (UE), um jovem de 15 anos deverá passar, em média, 36 anos a trabalhar, segundo estimativa do Eurostat referente a 2021. Está é uma realidade que difere nos 27 Estados-membros: é na Holanda onde a vida ativa de trabalho dura mais tempo (42,5 anos) e na Roménia menos (31,3 anos).
Dia da Mãe

Ser mãe, mulher e profissional: o desafio de conciliar (tantos) papéis

Ser mãe, mulher e profissional. Ser e fazer tantas coisas ao mesmo tempo parece uma missão impossível. Exige grande capacidade de conciliação no dia a dia: ter tempo para a maternidade, para a carreira, mas também para a individualidade. Como ser uma mãe “perfeita” e, simultaneamente, uma profissional exemplar, sem esquecer o "eu"? A pressão para cuidar dos filhos e do emprego com igual dedicação é e continua a ser um desafio para muitas mulheres. Ter de optar pela família ou pela carreira (ainda) é uma realidade, mas há também quem dê provas que é exequível assumir as duas e compaginar – com muito esforço, aventura e malabarismo pelo meio, é certo. 
Diferença salarial entre mulheres e homens na UE

Mulheres recebem em média menos 13% que os homens na UE

A desigualdade salarial entre homens e mulheres é ainda uma realidade um pouco por todo o mundo, e os números mais recentes do Eurostat, publicados precisamente a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, confirmam isso mesmo, apesar da diferença estar a diminuir. Ainda assim, em 2020, as mulheres receberam, em média, menos 13% do salário bruto por hora que os homens. Em Portugal, a diferença é inferior face à verificada na média dos países da União Europeia (UE), sendo, no entanto, de 11,4%.
Dia da Mulher

A indústria (também) é delas: testemunhos de mulheres operárias

O Dia Internacional da Mulher celebra-se esta terça-feira, dia 8 de março, em todo o mundo. Símbolo de um marco histórico que remonta ao início do século XX, quando operárias dos EUA e da Europa realizaram inúmeras greves e mobilizações por condições dignas de trabalho e pelo direito ao voto.
Violência de género contra as mulheres em Portugal

Maioria das mulheres em Portugal diz que violência de género aumentou

Nove em cada dez mulheres portuguesas (90%) considera que houve um “aumento na violência física e emocional contra mulheres no seu país”, um número superior ao verificado na média europeia (77%). Apenas na Grécia a percentagem é superior (93%). Esta é uma das conclusões a retirar de um Eurobarómetro em que foram entrevistadas apenas pessoas do sexo feminino – cerca de mil em cada país da União Europeia (UE) – e que traça um retrato do impacto da pandemia na vida das mulheres. O Dia Internacional da Mulher celebra-se esta terça-feira, dia 8 de março de 2022. 
Salários dos portugueses foram os que mais caíram com a pandemia – sobretudo os das mulheres

Salários dos portugueses foram os que mais caíram com a pandemia – sobretudo os das mulheres

Portugal foi o país europeu que registou maiores perdas na massa salarial na sequência da crise provocada pela pandemia da Covid-19, sendo que as mulheres foram mais penalizadas que os homens. Esta é uma das conclusões do Relatório Global sobre os Salários 2020/2021, divulgado esta quarta-feira (3 de dezembro de 2020) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 
Os produtos de maquilhagem mais usados em Portugal são...

Os produtos de maquilhagem mais usados em Portugal são...

Quais são os produtos de maquilhagem mais usados em Portugal e quanto gastam as mulheres em cosméticos por ano? Segundo um estudo da Picodi, os produtos de beleza mais populares no país são máscara de pestanas, batom/gloss, base, corretor e lápis de sobrancelhas. No que diz respeito aos gastos, rondam os 286 euros por ano, o mesmo valor que em Espanha e bem mais que na Alemanha (197 euros por ano).
Pandemia ameaça aumentar desigualdades entre mulheres e homens, alerta FMI

Pandemia ameaça aumentar desigualdades entre mulheres e homens, alerta FMI

A pandemia de Covid-19 ameaça reverter ganhos relativos às oportunidades económicas das mulheres e aumentar desigualdades de género, que persistem após 30 anos de progresso. O alerta foi dada esta terça-feira (21 de julho de 2020) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), num 'post' do blogue da entidade, assinado pela diretora-geral Kristalina Georgieva e pelas economistas Stafania Fabrizio, Cheng Hoon Lim e Marina M. Tavares.