Comentários: 0
Estacionar em Lisboa vai ficar mais caro – EMEL anuncia novas tarifas
Photo by Ivan Nieto on Unsplash

Lisboa vai ter estacionamento mais caro: parar o carro no centro da cidade poderá chegar aos três euros por hora. Em causa está a criação de duas novas zonas tarifárias pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), que serão mais caras do que as existentes atualmente. O dístico para residentes vai passar a ser gratuito, sendo que as famílias numerosas terão lugar reservado à porta de casa.

As alterações foram apresentadas pelo vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar, no âmbito do novo Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pública, que deverá ser submetido a consulta pública ainda este mês.

Atualmente existem três tarifários: a cor verde custa 80 cêntimos por hora, a amarela tem um custo de 1,20 euros e a vermelha 1,60 euros por hora. A EMEL vai criar duas novas tarifas, que corresponderão às cores castanha e preta e custarão dois euros e três euros por hora, respetivamnte, até um máximo de duas horas. Para já, de acordo com Miguel Gaspar, estas cores serão implementadas nas zonas de “maior pressão de estacionamento”, nomeadamente a Baixa, Marquês de Pombal, Saldanha e Entrecampos.

EMEL vai oferecer um dístico por morada

Entre as principais medidas anunciadas por Miguel Gaspar estão ainda a gratuitidade do 1.º dístico de residente, a criação de estacionamento reservado para famílias numerosas com crianças até 2 anos, a possibilidade de estacionamento residente nas zonas vermelhas e 2.ª zona, e ainda a criação do estatuto de residentes sem carro mas que utilizem, por exemplo, mobilidade partilhada e tarifas mais baixas nos parques de estacionamento, lê-se no comunicado da autarquia.

Vão também ser definidas novas regras para cargas e descargas, empresas, veículos de turismo e estacionamento de velocípedes (trotinetes), “para maior salvaguarda do espaço público”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta