Os melhores sistemas de metro nas capitais europeias

Os melhores sistemas de metro nas capitais europeias são...

As redes de transportes desempenham um papel crucial no aumento da produtividade, na melhoria da mobilidade das pessoas e na expansão do acesso a uma força de trabalho maior. Além disso, o investimento em sistemas de metro está ligado ao aumento do investimento direto estrangeiro. Estes investimentos aumentam a atratividade de uma cidade, melhorando a velocidade e a acessibilidade das viagens. De acordo com os dados do Bounce, estas são as redes metropolitanas mais proeminentes da Europa – Lisboa está no Top 10. 
Viajar de avião em Portugal

Aeroportos nacionais receberam 21 milhões de passageiros no verão

O transporte de passageiros em Portugal continuou a crescer no verão de 2023. Só os aeroportos nacionais movimentaram 20,9 milhões de passageiros entre julho e setembro deste ano, mais 13,1% face ao mesmo período do ano passado. E os utilizadores dos comboios subiram 19,1%, em termos homólogos, para 53,2 milhões de passageiros transportados.
Escritórios em Lisboa

Fiscal dos transportes procura escritório por mau cheiro e “tremores”

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) tem hoje os seus escritórios instalados no Palácio de Coimbra, junto à estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Mas quer mudar-se para um novo espaço, devido ao mau cheiro, dos tremores causados pela presença dos comboios e ainda pela falta de espaço para organizar conferências.
Almada

Rede de transportes na Margem Sul será reforçada com grandes projetos

A Margem Sul do Tejo vai sofrer uma “revolução” na mobilidade. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou vários projetos para o Arco Ribeirinho Sul, de Almada a Alcochete. Entre eles destacam-se, por exemplo, a extensão do Metro Sul do Tejo, do Seixal a outros concelhos, um novo terminal para barcos da Transtejo, novas pontes rodoviárias entre Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo e um corredor verde, para bicicletas e peões, de Almada até Alcochete.
ir para o trabalho

Mais de 30% da população trabalha fora do concelho onde reside

A escolha do meio de transporte para chegar ao trabalho é cada vez mais importante, numa altura em que 34,1% da população empregada portuguesa trabalha num concelho diferente daquele onde reside, segundo dados dos Censos de 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos últimos dez anos, a proporção de população que trabalha num município diferente daquele onde vive aumentou 1,3 pontos percentuais, de 32,8% para 34,1%. 
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal atinge os 8,7% em junho, confirma o INE

A inflação em Portugal – tal como na Zona Euro – continua a subir. E em junho a inflação em território nacional alcançou os 8,7%, uma taxa 0,7 pontos percentuais (p.p.) superior à registada em maio (8,0%), confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.
linha de metro Boavista-Império

Nova linha de metrobus no Porto: consórcio luso lidera corrida

O consórcio das empresas Alberto Couto Alves e Alves Ribeiro foi o primeiro classificado no relatório preliminar do concurso para a construção da linha de metrobus no Porto, com uma proposta no valor de 25 milhões de euros.Numa nota publicada no seu 'site', a Metro do Porto revela que o co

OE 2022 à lupa: tudo o que vai mudar e mexer com a carteira dos portugueses

As expectativas para 2022 estão em alta: o Governo estima que a economia portuguesa cresça 5,5% voltando, assim, ao nível de riqueza pré-pandemia. Mas como? A proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) - que já foi entregue na Assembleia da República esta segunda-feira, dia 11 de outubro de 2021 - prevê um conjunto de mudanças que vão transformar a vida dos portugueses e decerto mexer nas suas carteiras. Apresentamos as medidas previstas já para o próximo ano.
Portugal campeão de bicicletas: foi o principal produtor na UE em 2019

Portugal campeão de bicicletas: foi o principal produtor na UE em 2019

A pandemia da Covid-19 veio provocar alterações a vários níveis, nomeadamente na forma como nos deslocamos. A bicicleta, por exemplo, assume-se cada vez mais como alternativa aos transportes públicos, contribuindo para o necessário distanciamento, mas também para o nosso bem-estar e saúde. E a verdade é que Portugal está na linha da frente no que à produção deste tipo de veículos diz respeito: foi o principal produtor de bicicletas na União Europeia (UE) em 2019.
Expansão da rede do Metro de Lisboa: arrancou ontem estudo prévio à obra da Estrela

Expansão da rede do Metro de Lisboa: arrancou ontem estudo prévio à obra da Estrela

O Metro de Lisboa iniciou esta quarta-feira, dia 08 de julho de 2020, um estudo técnico e de diagnóstico na zona do antigo Hospital Militar, na Estrela, prévio à obra do plano de expansão, nomeadamente do prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato – Cais do Sodré). Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa refere que, como as sondagens iniciadas na Estrela se realizam dentro da área do antigo Hospital Militar, não haverá qualquer perturbação na zona.
Terminal Intermodal de Campanhã está em marcha e promete revolucionar mobilidade do Porto

Terminal Intermodal de Campanhã está em marcha e promete revolucionar mobilidade do Porto

A construção do futuro Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) está a avançar a bom ritmo e quando estiver concluído – previsto para junho de 2021 - vai “revolucionar a mobilidade e o serviço de transporte público a nível metropolitano”. A garantia foi dada por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, na primeira visita que fez - ontem, terça-feira, 18 de fevereiro de 2020 - à empreitada do terminal, que arrancou em setembro de 2019 depois do visto do Tribunal de Contas (TC).
O peso dos transportes no orçamento familiar

O peso dos transportes no orçamento familiar

As famílias portugueses gastaram 18,9 mil milhões de euros em transportes em 2018, um valor que representou 13,4% das despesas totais dos agregados nacionais. Trata-se de um valor superior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE): 13,2%.