Pensões, rendas, eletricidade são algumas das áreas em que foram apresentadas mudanças à proposta do Governo
Comentários: 0
OE2020: partidos fazem quase 1300 propostas de alteração
Photo by Fikri Rasyid on Unsplash

Tudo indica que a versão final do Orçamento do Estado para este ano (OE2020) vai ser, substancialmente, diferente do que tinha definido o Executivo socialista de António Costa. Isto se forem aprovadas as 1296 propostas de alteração - um valor recorde face às cerca de mil do ano passado - apresentadas pelos partidos no Parlamento. Terminado este prazo, continua agora a discussão do OE2020 na especialidade.   

Do total de propostas apresentadas, a maior fatia cabe ao PCP, que apresentou 308 medidas, seguido pelo PAN (234), Bloco de Esquerda (204), PSD (135, parte delas apresentadas pelos deputados do PSD-Madeira, que se abstiveram na votação na generalidade), Chega (99), PS (84), PEV (67) e Iniciativa Liberal (também 67), Livre (52) e CDS (46), segundo indica o Diário de Notícias.

As alterações avançadas pelos dois maiores partidos, PS e PSD, foram conhecidas ontem, precisa o jornal, dando nota de que embora os socialistas não tenham maioria no Parlamento, há algumas medidas que, com o apoio da esquerda, já são uma certeza, caso do aumento das pensões. Mas no horizonte está também uma descida do IVA da eletricidade. Uma proposta que, embora em diferentes moldes, é comum a quase toda a oposição.

Algumas das áreas com mudanças à vista

  • Aumento extraordinário das pensões
  • Período transitório para as rendas antigas é alargado
  • Fim dos vistos gold em Lisboa e no Porto
  • Pensionistas estrangeiros passam a pagar IRS
  • Oposição em peso quer a descida do IVA da eletricidade
  • PPP na Saúde sim, PPP na Saúde não
  • IRS visado à direita e à esquerda
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta