Para evitar riscos de fraude nas compras através da internet, além dos dados do cartão, será preciso usar outros elementos de segurança.
Comentários: 0
Compras online: pagamentos com cartão vão ser mais seguros
Photo by rupixen.com on Unsplash

As compras através da internet já tinham muitos adeptos – e ganharam outros tantos durante o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19. Ainda assim, e porque é preciso evitar burlas e fraudes no mundo online, os procedimentos de segurança vão ser reforçados. A partir de janeiro de 2021, ao fazeres uma compra online com cartão de crédito ou de débito, não poderás confirmar a operação apenas com os dados do cartão, como até aqui. À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada "autenticação forte", segundo explica a Deco.

Na prática, e para confirmar o pagamento, será necessário recorrer a outros elementos de segurança, por exemplo, uma password, uma impressão digital (se usar o smartphone ou o tablet) ou um código enviado por SMS.

“Mesmo que os dados do cartão sejam comprometidos, se não for colocado o elemento de segurança extra, a compra não é paga, mitigando as fraudes existentes neste tipo de transações”, adianta a associação para a defesa do consumidor. A Deco lembra, contudo, que “para receber o código por SMS (o elemento mais utilizado na autenticação forte), os contactos associados às contas bancárias têm de estar atualizados”.

O Banco de Portugal (BdP) recomenda que os contactos nas diferentes instituições bancárias sejam atualizados até ao fim de agosto. “Mesmo que tenhas apenas uma conta cartão (e não uma conta à ordem), como acontece com alguns cartões de crédito, deves atualizar o contacto associado Se não o fizeres, corre o risco de, após a implementação desta tecnologia, não conseguires fazer pagamentos eletrónicos com o cartão, por não receber o referido código por SMS”, alerta ainda a Deco.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta