Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cartões de crédito

Últimas notícias sobre "Cartões de crédito" publicadas em idealista.pt/news

Comissões bancárias sobem no primeiro semestre – ter cartão de débito é agora mais caro

A receita dos bancos está a aumentar à custa, em boa parte, das comissões. Só as cinco maiores instituições a operar em Portugal arrecadaram no ano passado mais de 1.800 milhões com este tipo de receitas. Uma tendência que se verificou também este ano. 

Notícia sobre:

Quanto dinheiro levam os portugueses na carteira?

Os portugueses andam, em média, com 22 euros bolso. E são mais de 90% aqueles que afirmam trazer sempre algum dinheiro consigo. Em causa está um estudo da Mastercard.

Notícia sobre:

Bancos ganharam 132,1 milhões em 2017 com cartões de débito, pré-pagos e de crédito

Os bancos lucraram 132,1 milhões de euros em 2017 com a disponibilização de meios de pagamento como cartões de débito, pré-pagos e de crédito, sobretudo devido às comissões cobradas, conclui um estudo do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Ter cartão de crédito para baixar o spread é boa opção? Simula propostas, aconselha Deco

O ‘cross-selling’, ou venda cruzada, é uma estratégia muitas vezes usada pelos bancos para ganhar ou fidelizar clientes. É usada, por exemplo, no crédito à habitação, através da contratação de um cartão de crédito para baixar o spread. Será esta uma boa alternativa? No artigo de hoje da rubrica Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto. 

Notícia sobre:

Portugueses aderem em força aos cartões de crédito. E tu?

Há quase 2,8 milhões de portugueses com cartão de crédito, o valor mais alto dos últimos anos. Quer isto dizer que mais de um em cada três portugueses possui este meio de pagamento, um valor que corresponde a 35.9% do universo composto pelos residentes no continente com pelo menos 15 anos que possuem conta bancária e que identificam o(s) banco(s) onde têm conta.

Notícia sobre:

Cartões bancários: anuidades desaparecem, mas as comissões continuam a ser cobradas

Os cartões bancários vão deixar de ter anuidades. Ou melhor, a sua designação será substituída por “disponibilização”. Na prática só o “nome” é que desaparece, porque as comissões continuam. A partir de 1 de outubro – na mesma data arranca o novo Comparador de Comissões – e por indicação do BdP, as instituições passam a estar obrigadas a utilizar terminologia harmonizada.

Notícia sobre:

Afinal, paga-se (ou não) por levantar dinheiro no multibanco? BdP responde

A primeira resposta é esta: não, não se paga por levantar dinheiro nas caixas automáticas – é proibido aos bancos cobrar comissões nestas operações. Mas atenção, apenas é proibido se os levantamentos forem feitos através de um cartão de débito. Se for a crédito, o cenário é outro. Ainda te restam dúvidas? O Banco de Portugal (BdP) explica tudo. 

Notícia sobre:

Deco Alerta: Perdeste os cartões de pagamentos nas férias? Eis o que tens de fazer...

Ir de férias e perder o cartão de crédito e/ou débito não é de todo uma boa notícia. Mas calma, se fores “rápido” a agir tudo se resolverá rapidamente. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te o que tens de fazer nesta situação.

Notícia sobre:

Cartões contacless: sete cuidados a ter em conta para evitar dores de cabeça

Se tiveres um cartão de pagamento, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, poderás fazer compras de baixo valor de forma mais rápida e cómoda – sem que seja necessário passar o cartão ou dispositivo associado pelo terminal. Mas há alguns cuidados a ter em conta...

Notícia sobre:

Utilizas cartões de multibanco? Os cuidados que deves ter para evitares dores de cabeça

O pagamento de produtos ou serviços com recurso a cartões de multibanco é bastante frequente nos dias de hoje. Seja para levantar dinheiro, consultar extratos, fazer pagamentos ou até realizar transferências bancárias. Mas há cuidados que deves ter, para que nenhuma situação desagradável te bata à porta.

Notícia sobre: