Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Consumo de água em casa: dicas para ajudar a reduzir a fatura

São muitos os portugueses que, devido à pandemia da Covid-19, foram “forçados” a ficar em casa nos últimos tempos. O lar passou a ser, também, a escola e o escritório, entre muitas outras coisas, claro. O resultado, ou um dos resultados, está à vista: o consumo de água disparou. E a fatura também. Mas há estratégias a ter em conta para ajudar a diminuir o valor a pagar. Contamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Dicas para aquecer a casa no inverno sem gastar uma “fortuna” na fatura da luz

Aquecer a casa ou, pelo menos, torná-la mais confortável é um desafio para muitos portugueses no inverno. As paredes enchem-se de fungos, os tetos de mofo e o frio entra no lar sem pedir licença. Mas é possível aquecer a casa, tornando-a mais confortável, tentando fazer com que a fatura da eletricidade não dispare em flecha. Damos-te algumas dicas neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Black Friday e Natal: portugueses querem gastar menos dinheiro em compras

Num “2020 de loucos”, os consumidores portugueses dão preferência às compras online mas, comparando com 2019, preveem reduzir as despesas na Black Friday e no Natal. Quem o diz é a Associação para a Defesa do Consumidor – Deco, que realizou um estudo sobre as tendências de compra para estas épocas e como é que os portugueses planeiam gerir os seus gastos. Em média, no período da Black Friday, antecipam gastar 180 euros, menos que no ano passado.

Notícia sobre:

Tarifa social de energia: o que é e quem tem direito a beneficiar de descontos?

Combater a pobreza energética existente em muitas casas de Portugal é um desafio constante, sobretudo quando o frio “chega” e há necessidade de aquecer a casa. Um cenário que ganha força nestes dias, marcados por uma pandemia que teima em não tréguas. Para ajudar a baixar a fatura da luz e do gás algumas famílias podem beneficiar de um desconto, através da tarifa social de energia. Expicamos tudo sobre o assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

IMI 2020: Deco aconselha proprietários a pedir nova avaliação até 31 de dezembro

A Deco, associação de defesa do consumidor, voltou a alertar os proprietários que podem estar a pagar IMI a mais e lembra que, se for esse o caso, devem pedir uma nova avaliação da casa até 31 de dezembro. Apesar de notar que as pessoas estão mais atentas, o número de simulações que todos os anos passa pelo simulador de IMI da Deco indica que muitas continuam a pagar imposto a mais, disse António Ernesto Pinto, especialista em questões fiscais da associação de defesa do consumidor, à Lusa, apontando que uma simulação e um pedido de nova avaliação pode resultar numa poupança de algumas dezenas de euros por ano.

Notícia sobre:

O que é o certificado energético? É preciso ter um para vender a casa?

O certificado energético é um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). É essencial e obrigatório, por isso, quando um proprietário quer vender ou arrendar um imóvel, independentemente da “idade” do mesmo. Contamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Casa fria? Dicas para a tornar mais eficiente e confortável e... combater a pobreza energética

A ineficiência energética chega a casa de muitos portugueses, que nesta altura fria do ano, e tendo em conta que passam ainda mais tempo “fechados” no lar devido ao confinamento em vigor em tempos de pandemia da Covid-19, não conseguem aquecer a casa ou torná-la mais confortável. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos como combater a pobreza energética existente em muitas habitações do país.

Notícia sobre:

Ainda é possível poupar, mesmo em tempos de pandemia? Dicas que ajudam a “indicar o caminho”

Crise, desemprego, pandemia, Covid-19, lay-off. Estas foram algumas das palavras mais ouvidas nos últimos meses, pelo menos desde a chegada do novo coronavírus a Portugal, em meados de março. Tentar poupar é, por isso, crucial nos tempos que vivemos. E pode ser mais fácil conseguir fazê-lo do que parece. Contamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Celebrar contratos por telefone, sim ou não? Tudo o que é preciso saber para evitar problemas

A celebração de um contrato por telefone, por exemplo de uma empresa fornecedora de energia, é cada vez mais comum nos dias de hoje, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19. Este é, no entanto, um tema sensível e que deixa muitos consumidores apreensivos. Será que é legal? Será que é seguro e fiável? Estas são algumas das dúvidas em cima da mesa. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto.  

Notícia sobre:

Como ter uma casa mais “verde”: a importância e as vantagens de produzir a própria energia

É verdade que se produz cada vez mais eletricidade através de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água, no entanto, cerca de 40% da eletricidade ainda é proveniente de fontes não renováveis, nomeadamente carvão, petróleo e gás natural. É crucial, portanto, que o uso de fontes de energia renováveis seja prioritário. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos algumas (boas) razões para se ponderar a instalação de um sistema solar fotovoltaico e, desta forma, se produzir a própria eletricidade.

Notícia sobre: