Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Cartões multibanco: estas dicas reduzem o risco de fraudes e burlas em tempos de pandemia

O uso de cartões multibanco, de débito e crédito, terá ganho ainda maior expressão com o surgimento da pandemia da Covid-19, com muitos portugueses a fazerem compras, pagamentos e carregamentos, por exemplo, através do chamado “dinheiro de plástico”. Mas há que ter cuidado ao utilizar os cartões de débito e crédito. No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas que ajudam a reduzir o risco de fraudes e burlas em tempos de crise pandémica. 

Notícia sobre:

Obras em casas herdadas – como fazer e passos a dar

Herdar um bem de um familiar, nomeadamente uma casa, é algo que acontece a muitas pessoas. Mas trata-se, por vezes, de um processo de difícil gestão, sobretudo sendo um bem imóvel. Será que um neto pode, por exemplo, fazer obras na casa que herdou dos avós, depois destes morrerem? E o que terá de fazer? Como terá de proceder? Explicamos-te tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. 

Notícia sobre:

Período de carência no crédito à habitação: o que é e como pedir

Muitas pessoas sentiram necessidade de, devido às despesas que tinham em plena pandemia da Covid-19, pedir um período de carência ao banco, nomeadamente no crédito à habitação. Uma forma de minimizarem os custos mensais em tempos de crise pandémica. Mas será que esta é uma boa opção? No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este tema.

Notícia sobre:

Arrendar casa: a importância do contrato (para inquilinos e senhorios)

Muitas pessoas questionam-se sobre o que será melhor, se arrendar ou comprar casa. Esta é uma dúvida que persiste em tempos de pandemia da Covid-19, havendo prós e contras em cada uma das opções. No artigo desta semana da Deco Alerta tentamos ajudar-te nesta “missão”, explicando a importância que tem, para os inquilinos e para os senhorios, um contrato de arrendamento.

Notícia sobre:

Compra de casa adiada por causa da pandemia? Estas dicas ajudam a tirar dúvidas

Os últimos tempos foram marcados pelo aparecimento de muitas dúvidas, receios e medos. Tudo por causa de uma pandemia que teima em deixar marcas na sociedade e na economia. O imobiliário, apesar de ser um dos setores mais resilientes à Covid-19, também acaba por sentir os dados colaterais da pandemia. Mas será que esta é uma boa altura para comprar casa e para pedir um crédito à habitação? No artigo desta semana da Deco Alerta tentamos ajudar-te nesta “missão”.

Notícia sobre:

Salário penhorado em tempos de pandemia: estas são as regras a ter em conta

Os danos colaterais causados pela crise provocada pela pandemia da Covid-19 fizeram disparar a taxa de desemprego, havendo também muitas famílias que viram os respetivos rendimentos diminuir. Um cenário que levou ao incumprimento de várias despesas. Será que nestas situações os salários podem ser penhorados? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

O que é a consignação de 0,5% do IRS e que impacto tem (ou não) no reembolso

O prazo para a entrega da declaração anual dos rendimentos auferidos em 2020 está a decorrer, terminando a 30 de junho. Este ano são cerca de 3,5 milhões os agregados familiares que podem beneficiar do IRS automático, sendo que mesmo nestes casos é possível consignar 0,5% do imposto. Sabes o que é ou já ouviste falar desta possibilidade? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Despesas em casa disparam com a pandemia: a importância de haver uma tarifa social da internet

A pandemia da Covid-19 mudou tudo ou quase tudo na vida dos portugueses, que passaram, desde logo, a passar (muito) mais tempo em casa, nomeadamente em teletrabalho. Um fenómeno que fez com que as despesas com a casas aumentassem, isto ao mesmo tempo que muitas famílias viram os respetivos rendimentos baixar, devido à crise pandémica. Um contexto que dá força à criação, com carácter urgente, de uma “tarifa social de acesso a serviços de internet”. Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Espetáculos adiados em tempos de pandemia: tenho direito a ser reembolsado?

Muitos espetáculos foram cancelados ou adiados devido à pandemia da Covid-19. Será que os consumidores com bilhetes para espetáculos ou festivais inicialmente agendados para 2020 e que apenas se realizem em 2022 podem pedir a devolução do preço do ingresso? Explicamos-te tudo sobre os pedidos de reembolsos para este tipo de eventos no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Como aquecer a casa de forma inteligente e eficiente – e trocar de sistema sem dores de cabeça

Nos últimos meses, muitos portugueses passaram a maior parte do tempo em casa, confinados, na sequência de uma pandemia que teima em não dar tréguas. Em muitos lares a fatura da luz terá disparado devido, também, aos sistemas de aquecimento existentes. No artigo de hoje da Deco Alerta falamos-te sobre um projeto – o HARP – que ajuda os consumidores a entenderem tudo o que é preciso saber sobre sistemas de aquecimento. Com uma particularidade: jogando (através de um quiz). Curioso?

Notícia sobre: