Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Irregularidades e violações à lei na Black Friday denunciadas à ASAE pela Deco

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor denunciou à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) “várias irregularidades e violações à lei” que detetou durante a Black Friday, que se realizou na passada sexta-feira (29 de novembro de 2019).

Notícia sobre:

O que podem (ou não) exigir os bancos aos clientes que querem um crédito à habitação?

Os bancos voltaram a abrir a torneira do crédito à habitação, mas o processo de pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa pode ser longo, além de ter uma linguagem muito própria e por vezes rebuscada. Hoje explicamos-te tudo sobre as vendas associadas.

Notícia sobre:

TAN e TAEG, duas siglas (taxas de juro) a ter em conta na hora de pedir um empréstimo para a casa

Muitos portugueses têm de pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Mas a concessão de crédito à habitação é um processo que tem uma linguagem muito própria, e muitas vezes rebuscada. Explicamos-te tudo sobre a TAN e a TAEG.

Notícia sobre:

Spread: o que é e como usar para pedir (e negociar bem) um empréstimo à habitação

O termo estrangeiro vulgarizou-se na banca nacional, mas na hora de se pedir um crédito à habitação nem toda a gente sabe bem o que é um spread. E é algo fundamental para conseguir um empréstimo com boas condições. Além do mais, importa saber que há uma diferença entre o spread de base e o contratato. Hoje trocamos por miúdos o seu significado e como pode ser bem usado.

Notícia sobre:

Perdeste o telemóvel ou achas que foi roubado? Eis aquilo que deves fazer

Hoje em dia, a perda de um telemóvel é comparável à perda da carteira. Trata-se de uma verdadeira dor de cabeça, dada a quantidade de informação que lá guardamos. Para evitar possíveis complicações, deixamos-te algumas dicas às quais deves ficar atento.

Notícia sobre:

A "arma" para evitar perder a casa em caso de incumprimento do crédito à habitação

Retoma do contrato de crédito. Mas o que significa isto? É um termo utilizado pelos bancos e que interessa saber a todos os consumidores com empréstimos à habitação, para entender como evitar a perda da casa em caso de incumprimento. Afinal, a vida pode complicar-se e mais vale estar preparado e bem informado sobre como atuar. Hoje traduzimos por miúdos as condições em que se pode recorrer a esta figura legal.

Notícia sobre:

Reembolso antecipado do empréstimo da casa - quando se pode fazer e quais as consequências?

Ao longo do período de maturidade de um crédito à habitação pode acontecer que o consumidor tenha capacidade financeira para, antes do final do período definido para o pagamento do empréstimo, fazer uma amortização antecipada, seja da totalidade ou parte do valor em dívida. A isto chama-se reembolso.

Notícia sobre:

Simplificar a linguagem do crédito à habitação: MTIC, uma sigla a ter em conta...

Tens noção, ao pedir um crédito à habitação, de quanto irás pagar pelo empréstimo no final do mesmo? Explicamos-te as diferenças entre o “Montante Total do Crédito” e o “Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC)”.

Notícia sobre: