A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Como manter a casa aquecida sem gastar muito dinheiro

Como ter a casa aquecida e livre de humidades sem gastar muitos euros?

A eficiência energética e a sustentabilidade são temas que estão na ordem do dia. Importa saber, então, como é possível manter a casa aquecida e livre de humidades, que teimam em aparecer em todas as divisões da habitação devido ao frio. Mas de forma poupada, ou seja, tentando gastar pouco dinheiro, até porque vivem-se tempos de contenção. Neste artigo, explicamos-te como é possível pôr mãos à obra de forma a que te possas sentir mais confortável na tua própria casa.
Comprar ou arrendar casa, que fazer?

Comprar ou arrendar casa? Respostas a uma pergunta sempre difícil…

Comprar ou arrendar casa? Esta é a pergunta que muitas pessoas colocam no momento de, por exemplo, saírem de casa dos pais. E a resposta não é fácil de dar, não é taxativa, havendo vários fatores a ter em conta na hora de tomar uma decisão. Uma coisa é certa, os preços das casas subiram muito nos últimos tempos, bem como as rendas pedidas pelos senhorios aos inquilinos, o que não ajuda, de certa forma, a fazer a escolha. Neste artigo tentamos, com a ajuda da Deco, indicar-te um caminho. 
Truques para sobreviver à crise e à subida dos preços

Como sobreviver à crise? Deco sugere roteiro com 18 medidas

A criação de um observatório de preços e a redução do IVA para 6% em todas a componentes da fatura de eletricidade e do gás são duas das 18 sugestões do roteiro para sobreviver à crise elaborado pela Deco. Lançado quando se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), o roteiro da Deco pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores e assegurar a tomada de decisões que possam "promover o bem estar social e económico dos cidadãos”.
A importância das etiquetas energéticas dos eletrodomésticos

Como ter eletrodomésticos eficientes? Tudo sobre a etiqueta energética

A sustentabilidade e a eficiência energética são temas que estão incontornavelmente na ordem do dia, nomeadamente nos tempos conturbados que se vivem, marcados por uma crise energética que teima em não dar fôlego, impulsionada pela alta taxa de inflação que se faz sentiu e que ganhou força após a guerra na Ucrânia. Poupar é, então, palavra de ordem. E há que começar a fazê-lo, desde logo, em casa. Como? Optando, por exemplo, por eletrodomésticos eficientes. Neste artigo explicamos tudo sobre a etiqueta energética em equipamentos como frigoríficos ou máquinas de lavar e louça. 
Certificado energético é obrigatório na compra, venda e arrendamento de casa

Certificado energético: o que é, para que serve e como se pode pedir?

Que importância tem a certificação energética no universo do setor imobiliário? Apesar de muitas pessoas poderem desconhecer o que é um certificado energético, este documento – avalia um bem imóvel numa escala de performance energética de A+ a F – é obrigatório, por exemplo, para quem vende ou arrenda uma casa, sendo emitido por técnicos especializados e autorizados pela Agência para a Energia (ADENE). Fica a saber tudo sobre o tema. 
Obras em telhados por causa da humidade, de quem é a responsabilidade?

Obras no telhado por causa da humidade: de quem é a responsabilidade?

Ter humidade em casa é uma verdadeira dor de cabeça para muitas pessoas, nomeadamente para quem vive num prédio e tem de “prestar contas” aos vizinhos, quando o problema causado pela entrada de água – e pela humidade – danifica as partes comuns do edifício/condomínio, como por exemplo o telhado. O que fazer nestas situações? De quem é a responsabilidade de tratar das obras? Ajudamos-te nesta tarefa. 
Custo da energia está a disparar em Portugal

Preço da luz e gás a subir: sabe tudo sobre a tarifa social de energia

O aumento do preço da eletricidade é uma despesa que está a dar muitas dores de cabeça aos portugueses, que estão a ver o orçamento familiar correr o risco de derrapar na sequência da subida galopante da fatura da luz. A crise energética que se faz sentir em Portugal e no mundo é a grande culpada da subida dos preços. Importa saber, portanto, como é possível reduzir os custos. Será a tarifa social de energia uma hipótese a ter em conta? Ajudamos-te nesta questão.
Defeitos de construção de casas novas em Portugal

Casas novas com defeitos de construção: o que fazer e como reclamar?

Aumentar a oferta de habitação é uma das medidas revindicadas pelos vários players do setor imobiliário em Portugal, sendo este, no entanto, um processo que nem sempre corre bem. Por vezes, os proprietários deparam-se com defeitos na construção dos imóveis. nomeadamente quando são novos. Importa saber, então, quais os passos a dar. Ajudamos-te nesta tarefa.