Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é a FINE?

Na hora de contrair um empréstimo para a compra de casa, todo o cuidado é pouco. É fundamental descodificar a linguagem utilizada, para não ser "apanhado na curva". Hoje trocamos por miúdos a FINE.

Notícia sobre:

O consumo colaborativo à lupa: tudo se pode trocar, mas com cuidado...

Já ouviste falar no consumo colaborativo? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este conceito.

Notícia sobre:

Linguagem do crédito à habitação trocada por miúdos: o que são as garantias bancárias

Os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra da casa, mas há termos da linguagem do crédito à habitação que importa descodificar. Hoje trocamos por miúdos e/ou debruçamo-nos sobre as garantias bancárias.  

Notícia sobre:

Proprietários podem estar a pagar IMI a mais, diz Deco (sabe se é o teu caso)

A Deco voltou a deixar o aviso: alguns consumidores podem estar a pagar IMI a mais. Isto porque as Finanças não atualizam automaticamente a idade das casas, nem o seu coeficiente de localização, que muda a cada três anos.

Notícia sobre:

Vivo num prédio novo e os vizinhos não se conhecem: como se constitui o condomínio?

A experiência de morar num prédio acabado de construir tem tudo para ser especial. Mas também pode ser problemática, nomeadamente no que diz respeito à constituição do condomínio. Explicamos-te tudo sobre este tema no artigo de hoje da rubrica Deco Alerta.

Notícia sobre:

A importância da maturidade no empréstimo da casa trocada por miúdos

A maturidade é um dos travões acionados pelo Banco de Portugal com o objetivo de reduzir os riscos da concessão de crédito à habitação. É um conceito que afeta, diretamente, os contratos e as condições de financiamento para a compra de casa, sendo determinante saber o seu real significado. Hoje descodificamos, por isso, o que é.

Notícia sobre:

Dever de assistência no empréstimo da casa - o que significa isto?

O crédito à habitação permite realizar o sonho de comprar uma casa. Mas também traz obrigações que deves conhecer bem para que este processo não se transforme num pesadelo. Mas há termos da linguagem dos financiamentos bancários que não são fáceis de descodificar. Para isso podes contar com a nossa ajuda. No artigo de hoje, preparado pela Deco para o idealista/news, trocamos por miúdos o que é o "dever de assistência". 

Notícia sobre:

Euribor negativa: bancos devolveram 1,8 milhões de euros aos clientes num ano

A banca está, desde há um ano, obrigada por Lei a compensar os clientes com crédito à habitação sempre que se registem taxas Euribor negativas. E, neste período, foram devolvidos já cerca de 1,8 milhões de euros, segundo os cálculos da associação para a defesa do consumidor Deco. Este valor corresponde ao diferencial negativo que os bancos têm de pagar aos clientes nos contratos em que o cálculo resulte em juros abaixo de zero.

Notícia sobre:

Há quem poupe 70 por mês com novos passes sociais – mas “ainda há falhas”

Os novos passes de transporte - a preços mais acessíveis - chegaram este ano a vários pontos do país, permitindo às famílias poupar muitos euros no final do mês. Ainda assim, há muitas falhas para resolver, segundo a Deco.

Notícia sobre: