A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública no crédito habitação “não compensa” para muitos jovens

Dados recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que, no primeiro trimestre do ano, os contratos de crédito habitação com recurso à garantia pública do Estado – para jovens até aos 35 anos – representaram apenas 9% do número total de novos contratos e 13% do montante de novos contratos. Para a Deco, trata-se de um apoio à compra de casa – tem de ser a primeira de habitação própria permanente – que “não compensa” para muitos jovens.
Estatuto do Cuidador Informal

Estatuto do Cuidador Informal: guia para entender o que é

O que é o Estatuto do Cuidador Informal e quantos tipos de cuidadores informais existem? É alguém que presta assistência e cuida de pessoas dependentes, seja familiar ou não, tendo acesso a benefícios sociais e apoios específicos. Mas há muito mais a saber sobre esta função. Explicamos tudo sobre este assunto neste artigo da Deco Alerta.
Arranjos na cozinha

Efeitos do apagão: posso ser indemnizado por danos em eletrodomésticos?

Um inesperado apagão deixou, recentemente, a Península Ibérica às escuras durante largas horas. Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade e comunicações, um fenómeno que teve consequências, nomeadamente nas casas, com vários equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos a ficarem danificados. Será que há, neste caso, direito a indemnizações? Explicamos tudo sobre este assunto neste artigo da Deco Alerta.
Apoio às rendas

Renda da casa: pedidos de ajuda subiram 67% no início do ano

O número de pedidos de ajuda por dificuldade em pagar a renda aumentou no primeiro trimestre 67% face ao mesmo período do ano passado, indica Deco, que recebeu mais de 300 solicitações até ao final de março.O Diário de Notícias escreve esta quarta-feira (dia 16 de abril) que a Associação Portuguesa
medidas habitação

Guia para combater a crise na habitação: as 22 medidas da Deco

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) apresentou um conjunto de 22 medidas que “promovam e dignifiquem” o setor da habitação, numa altura em que, diz, tem vindo a receber cada vez mais pedidos de ajuda por parte das famílias portuguesas relacionados com o aumento do custo de vida.
Como manter a casa aquecida sem gastar muito dinheiro

Como ter a casa aquecida e livre de humidades sem gastar muitos euros?

A eficiência energética e a sustentabilidade são temas que estão na ordem do dia. Importa saber, então, como é possível manter a casa aquecida e livre de humidades, que teimam em aparecer em todas as divisões da habitação devido ao frio. Mas de forma poupada, ou seja, tentando gastar pouco dinheiro, até porque vivem-se tempos de contenção. Neste artigo, explicamos-te como é possível pôr mãos à obra de forma a que te possas sentir mais confortável na tua própria casa.
Comprar ou arrendar casa, que fazer?

Comprar ou arrendar casa? Respostas a uma pergunta sempre difícil…

Comprar ou arrendar casa? Esta é a pergunta que muitas pessoas colocam no momento de, por exemplo, saírem de casa dos pais. E a resposta não é fácil de dar, não é taxativa, havendo vários fatores a ter em conta na hora de tomar uma decisão. Uma coisa é certa, os preços das casas subiram muito nos últimos tempos, bem como as rendas pedidas pelos senhorios aos inquilinos, o que não ajuda, de certa forma, a fazer a escolha. Neste artigo tentamos, com a ajuda da Deco, indicar-te um caminho. 
Truques para sobreviver à crise e à subida dos preços

Como sobreviver à crise? Deco sugere roteiro com 18 medidas

A criação de um observatório de preços e a redução do IVA para 6% em todas a componentes da fatura de eletricidade e do gás são duas das 18 sugestões do roteiro para sobreviver à crise elaborado pela Deco. Lançado quando se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), o roteiro da Deco pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores e assegurar a tomada de decisões que possam "promover o bem estar social e económico dos cidadãos”.
A importância das etiquetas energéticas dos eletrodomésticos

Como ter eletrodomésticos eficientes? Tudo sobre a etiqueta energética

A sustentabilidade e a eficiência energética são temas que estão incontornavelmente na ordem do dia, nomeadamente nos tempos conturbados que se vivem, marcados por uma crise energética que teima em não dar fôlego, impulsionada pela alta taxa de inflação que se faz sentiu e que ganhou força após a guerra na Ucrânia. Poupar é, então, palavra de ordem. E há que começar a fazê-lo, desde logo, em casa. Como? Optando, por exemplo, por eletrodomésticos eficientes. Neste artigo explicamos tudo sobre a etiqueta energética em equipamentos como frigoríficos ou máquinas de lavar e louça. 
Certificado energético é obrigatório na compra, venda e arrendamento de casa

Certificado energético: o que é, para que serve e como se pode pedir?

Que importância tem a certificação energética no universo do setor imobiliário? Apesar de muitas pessoas poderem desconhecer o que é um certificado energético, este documento – avalia um bem imóvel numa escala de performance energética de A+ a F – é obrigatório, por exemplo, para quem vende ou arrenda uma casa, sendo emitido por técnicos especializados e autorizados pela Agência para a Energia (ADENE). Fica a saber tudo sobre o tema. 
Obras em telhados por causa da humidade, de quem é a responsabilidade?

Obras no telhado por causa da humidade: de quem é a responsabilidade?

Ter humidade em casa é uma verdadeira dor de cabeça para muitas pessoas, nomeadamente para quem vive num prédio e tem de “prestar contas” aos vizinhos, quando o problema causado pela entrada de água – e pela humidade – danifica as partes comuns do edifício/condomínio, como por exemplo o telhado. O que fazer nestas situações? De quem é a responsabilidade de tratar das obras? Ajudamos-te nesta tarefa. 
Custo da energia está a disparar em Portugal

Preço da luz e gás a subir: sabe tudo sobre a tarifa social de energia

O aumento do preço da eletricidade é uma despesa que está a dar muitas dores de cabeça aos portugueses, que estão a ver o orçamento familiar correr o risco de derrapar na sequência da subida galopante da fatura da luz. A crise energética que se faz sentir em Portugal e no mundo é a grande culpada da subida dos preços. Importa saber, portanto, como é possível reduzir os custos. Será a tarifa social de energia uma hipótese a ter em conta? Ajudamos-te nesta questão.
Defeitos de construção de casas novas em Portugal

Casas novas com defeitos de construção: o que fazer e como reclamar?

Aumentar a oferta de habitação é uma das medidas revindicadas pelos vários players do setor imobiliário em Portugal, sendo este, no entanto, um processo que nem sempre corre bem. Por vezes, os proprietários deparam-se com defeitos na construção dos imóveis. nomeadamente quando são novos. Importa saber, então, quais os passos a dar. Ajudamos-te nesta tarefa.
Preço da luz não para de subir devido à crise energética

Eletricidade cada vez mais cara: como se calcula o preço a pagar?

O preço da eletricidade tem vindo a aumentar na sequência da guerra na Ucrânia. Uma despesa, a juntar a outras, que está a ter impacto nos orçamentos familiares. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
Arrendar casa está cada vez mais caro e são precisos apoios

Apoio ao arrendamento jovem: o que é o programa Porta 65?

As rendas de casa subiram muito nos últimos tempos. Há, no entanto, iniciativas que ajudam as pessoas, neste caso os jovens, a pagar a renda ao inquilino. É o caso do Programa Porta 65 Jovem. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia são temas que marcam a ordem do dia. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
Gás natural está mais caro

Fatura do gás a aumentar: o mercado regulado é boa opção?

As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco decidiu lançar o Balcão da Habitação e Energia, um pouco por todo o país, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
Arrendar casa em Portugal

Arrendamento: como evitar dores de cabeça

As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juros, perda do poder de compra e crise energética.
O que é e para que serve a avaliação da casa?

Crédito habitação: o que é e para que serve a avaliação da casa?

A avaliação da casa é um processo indispensável na hora de pedir um crédito habitação. É um dos passos a dar, como explicamos neste artigo, tendo em vista a compra de uma casa com recurso a empréstimo bancário. Uma coisa é certa: o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Importa relembrar, no entanto, que a avaliação bancária em Portugal continua a bater recordes: em julho, o preço do metro quadrado valia 1.417 euros – valor mediano – para os bancos.
Como está o Governo a combater a inflação

Programa Famílias Primeiro: como está o Governo a combater a inflação?

O Governo anunciou recentemente o Programa Famílias Primeiro, um plano que contempla um pacote de medidas que visa “reforçar o rendimento dos portugueses, a compensar o impacto do aumento dos preços e a devolver o adicional de receita de impostos cobrada devido à inflação”. Medidas essas, algumas, que estão diretamente relacionadas com o setor imobiliário, nomeadamente com o mercado de arrendamento. No artigo desta semana da Deco Alerta damos a conhecer algumas destas mudanças. Toma nota. 
Férias fora de Portugal? Tudo sobre as taxas de câmbio

Férias fora de Portugal? Tudo sobre as taxas de câmbio

Fazer as malas e ir de férias significa para muitos portugueses viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa. Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Uma coisa é certa: se a opção for essa há que ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, a usada no país de destino. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo o que é preciso saber sobre as taxas de câmbio. Toma nota.   
Dicas para gerir as finanças pessoais no regresso às aulas

Adeus férias, olá universidade: dicas para gerir as finanças pessoais

Agosto significa férias para muitos portugueses, que mesmo em tempos de crise – de inflação em alta e de taxas de juro a subir – fazem as malas e embarcam numa aventura com família e/ou amigos em busca dos merecidos dias de descanso. Depois, na volta, é tempo de começar a preparar o regresso às aulas. Importa, por isso, fazer uma boa gestão do orçamento. Como é que um estudante universitário pode e deve gerir as respetivas finanças pessoais, tendo em conta o atual contexto económico e financeiro? No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas. Toma nota.