Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) foi fundada em 1974 e tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

Infiltrações de água? Há uma declaração amigável que simplifica a participação dos sinistros...

Numa altura em que muitos portugueses estão a trabalhar em casa, por causa da pandemia do novo coronavírus, os gastos domésticos disparam. E os consumos também, nomeadamente de água. Sobre este tema importa saber o que se deve fazer quando se tem uma infiltração de água em casa. Contamos-te tudo no Deco Alerta de hoje.

Notícia sobre:

O que é melhor, viver numa casa como proprietário ou inquilino? (Parte VIII)

São muitos os portugueses que se questionam na hora de optar entre serem donos da sua própria casa ou viver numa casa arrendada, na condição de inquilino. Tentamos ajudar-te a decidir com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. No artigo de hoje mostramos-te quais são os custos, ou pelo menos alguns, associados aos proprietários na hora de vender a casa. Toma nota.

Notícia sobre:

Deco pede fim das penalizações em IRS por atrasos nas pensões

A Deco quer pôr fim às penalizações em sede de IRS para os reformados que receberam de uma só vez as pensões em e que, por causa disso, viram agravado o imposto a pagar. A lei já foi alterada nesse sentido mas não é retroativa e, por isso, aplica-se apenas aos casos posteriores à sua entrada em vigor, ou seja, a outubro de 2019. A associação pede aos partidos que voltem a rever o Código de IRS.

Notícia sobre:

Teletrabalho faz com que gastos domésticos disparem – estas dicas ajudam a poupar

Trabalhar em casa, ou teletrabalhar, faz parte do dia a dia de muitos portugueses, que a isso ficaram “obrigados” por causa da pandemia do novo coronavírus. O outro lado da moeda é que os gastos domésticos disparam, bem como os de alimentação. Mas há formas de minimizar estes gastos e de evitar que as faturas subam em flecha. Contamos-te tudo no Deco Alerta de hoje.

Notícia sobre:

O que é melhor, viver numa casa como proprietário ou inquilino? (Parte VII)

Viver na condição de proprietário – e pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa – ou ser arrendatário? Muitos portugueses devem colocar esta questão, nomeadamente no atual contexto de preços do setor imobiliário. Mas o que será, afinal, mais económico atualmente, comprar ou arrendar casa? Tentamos ajudar-te a decidir com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Notícia sobre:

O que é melhor, ter casa própria ou arrendar uma? (Parte VI)

É, seguramente, um dos grandes dilemas das pessoas na hora de sair de casa dos país ou de ir viver para outra habitação. E atual momento do setor imobiliário não ajuda à tomada de uma decisão, tendo em contra que comprar e arrendar casa ficou (muito) mais caro nos últimos tempos. Afinal, o que será melhor, comprar ou arrendar casa? Tentamos ajudar-te a decidir com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Notícia sobre:

Proprietário ou inquilino, eis a questão? (Parte V)

É uma dúvida que deixa muitos portugueses inquietos, sobretudo tendo em conta o atual momento do setor imobiliário, em que comprar ou arrendar casa está a preço de ouro. Mas afinal o que será melhor e/ou mais económico, viver numa casa na condição de proprietário ou de inquilino? Tentaremos ajudar-te a decidir com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Notícia sobre:

Seguro multirriscos habitação: O que é, para que serve e o que abrange?

Estás a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa? Então conta, desde logo, com um valor extra a pagar à entidade financeira além da prestação resultante do crédito à habitação. Falamos  do seguro multirriscos, também conhecido como seguro da casa. Contamos-te tudo sobre este assunto na artigo de hoje da Deco Alerta. 

Notícia sobre:

O que é melhor, viver numa casa como proprietário ou inquilino? (Parte IV)

Comprar ou arrendar casa ficou mais caro nos últimos tempos, o que está a dificultar a tomada de decisão de muitos portugueses. Afinal o que é melhor e/ou mais económico, viver numa casa na condição de proprietário ou de inquilino? A resposta não é fácil de dar, mas tentaremos ajudar-te a decidir com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Notícia sobre:

Comprar ou arrendar casa: como decidir? (parte III)

Há muito que se fala na necessidade de dinamizar o mercado de arrendamento, mas a verdade é que as rendas dispararam e muitos portugueses acabam por optar por comprar casa em vez de arrendar, apesar dos preços dos imóveis terem subido em flecha nos últimos tempos. Mas, afinal, o que é melhor, comprar ou arrendar? Ajudamos-te a decidir com a ajuda da Deco.

Notícia sobre: