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Como fazer compras online em segurança? O BdP explica

Photo by rupixen on Unsplash
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Autor: Redação

A nova diretiva europeia dos pagamentos – em vigor desde 14 de setembro de 2019 – trouxe novas regras de autenticação aplicáveis aos serviços de pagamento eletrónicos. Assim, e para evitar situações de fraude, o Banco de Portugal (BdP) lançou um guia com 10 conselhos práticos que podem ajudar-te a fazer compras online seguras. Mostramos-te quais são.

Antes, durante e depois. Quando se faz uma compra online é preciso prestar muito atenção a cada uma destas fases, assumindo a cautela como palavra de ordem. Mas, afinal, o que é que deves fazer? O supervisor dá uma ajuda. 

Antes de fazer uma compra online

1. Verificar se o vendedor é credível – deves efetuar pagamentos a entidades credíveis (que conheças e nas quais confies)

Ser cauteloso perante ofertas irrecusáveis ou pechinchas, pois, frequentemente, correspondem a situações de fraude”, ressalva o BdP.

2. Confirmar se o site é seguro – verificar se o endereço do site a que pretendes aceder começa por “https://” ou se existe um símbolo de um cadeado na barra inferior ou superior da janela do site.

3. Evitar utilizar acessos públicos e computadores partilhados.

4. Ler atentamente os procedimentos e os cuidados acordados ou recomendados pelo seu banco/prestador de serviços de pagamento para a realização de pagamentos na internet.

Quando se faz a compra online com cartão

5. A partir de agora o teu banco pode pedir-te novos elementos de autenticação.

Para realizar uma compra online com cartão o teu banco/prestador de serviços de pagamento exigir-te-á, por norma, uma “autenticação forte”. A “autenticação forte” não é nova e é possível que já te tenha sido solicitada, por exemplo, para fazer transferências ou pagamentos através do homebanking ou da app do teu banco/prestador de serviços de pagamento.

Para saber mais sobre a “autenticação forte” do cliente, poderás consultar o descodificador publicado pelo BdP.

6. Privilegiar a utilização de cartões de pagamento com segurança acrescida.

Procurar utilizar cartões de pagamento que disponham de mecanismos de segurança acrescida, como por exemplo:

Cartões com procedimentos de autenticação adicionais, como é o caso do serviço 3D Secure. Se tiveres um cartão de crédito ou de débito, solicita a adesão ao serviço 3D Secure junto do teu banco ou prestador de serviços de pagamento. O serviço é gratuito e permite a utilização segura do cartão em lojas online aderentes aos sistemas “Verified by Visa” ou “MasterCard SecureCode” e “SafeKey” da American Express. Neste caso, quando efetuares uma compra, ser-te-á pedido que introduzas um elemento de autenticação adicional, como um código enviado por SMS para o teu telemóvel, para concretizar a operação. A adesão a este serviço possibilitará a aplicação de autenticação forte do utilizador, garantindo assim que continua a realizar as compras sem complicações e com segurança acrescida;

Cartões com um saldo/plafond limitado e com prazo de validade reduzido, como são os cartões pré-pagos. Limitam a possibilidade de reutilização indevida do cartão e o valor das perdas possíveis;

Cartões virtuais de utilização única ou para pagamentos recorrentes. Atualmente, diversos prestadores de serviços de pagamento disponibilizam soluções que permitem gerar cartões virtuais, como é o caso do MB NET. Assim, ao fazer o pagamento, estarás a introduzir os dados do cartão virtual e não os dados do seu cartão real.

7. Ser consciencioso na divulgação de informação pessoal ou confidencial, e evitar fazê-lo a menos que tal seja imprescindível para a realização do pagamento e sempre em sites que te ofereçam segurança.

Desconfia de solicitações de dados (por exemplo, palavras-passe, dados de documentos de identificação pessoal ou dados do cartão de pagamento) que te pareçam excessivas ou fora do comum, ainda que provenientes de uma entidade aparentemente confiável. Em caso de dúvida, pede esclarecimentos ao seu banco/prestador de serviços de pagamento, através dos respetivos contactos oficiais.

Depois da compra

8. Guardar sempre informação sobre o vendedor e os registos das transações efetuadas – sobre a entidade (incluindo o endereço do site) e sobre a transação realizada. Sempre que possível deves fazer print screen dos dados da operação.

9. Verificar regularmente o teu extrato – consulta periodicamente a tua conta e confirma se os movimentos realizados com o teu cartão foram devidamente registados e se os valores estão corretos.

10. Comunicar as suspeitas de fraude em caso de suspeita de utilização abusiva ou não autorizada do teu cartão de pagamento ou, ainda, se desconfiares que os seus elementos de identificação ou validação, tais como redenciais de acesso ao homebanking, foram comprometidos, comunique imediatamente essa situação ao seu banco/prestador de serviços de pagamento, através dos canais habituais [lista de contactos], e ao órgão de polícia mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público. Se necessário, peça ao seu banco/prestador de serviços de pagamento o cancelamento do cartão ou das credenciais de acesso ao homebanking.