O projeto RankingVeg foi criado pela Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) em parceria com a organização alemã Albert Schweitzer Foundation.
Comentários: 0
Quais são os supermercados com maior oferta vegan em Portugal?
Associação Vegetariana Portuguesa (APV)

A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) realizou um estudo sobre como o setor do retalho alimentar se posiciona em relação ao segmento de produtos vegan, e qual a perceção dos consumidores sobre a oferta nos supermercados e hipermercados em Portugal. Afinal, onde é que há mais produtos disponíveis?

O hipermercado Auchan é aquele que melhor se posiciona no mercado português relativamente à oferta de produtos veganos, seguido das lojas Continente, e do Aldi, em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Segundo a associação, a “empresa Jerónimo Martins (Pingo Doce), uma das maiores neste setor, recusou-se a participar neste estudo”.

O projeto RankingVeg foi criado pela AVP em parceria com a organização alemã Albert Schweitzer Foundation, que desenvolveu e disponibilizou uma ferramenta padronizada para classificar os retalhistas alimentares com base na sua oferta de produtos veganos.

Para efeito de classificação dos retalhistas, foram tidos em conta os seguintes fatores de cálculo: o número de produtos veganos disponíveis, dentro das categorias relevantes (por exemplo, alternativas à carne, ao leite, e aos ovos); e comunicação promocional feita a esses produtos.

“De maneira geral, foi possível constatar que a produção e comercialização de produtos veganos em Portugal encontra-se num estado ainda embrionário, comparativamente com outros países, e que existe espaço para um crescimento da oferta e para uma melhoria da mesma em termos de diversidade, qualidade e preço, com vista a atender às necessidades atuais de um nicho de mercado cada vez mais instituído”, escreve a APV.

Procura está a aumentar, mas ainda há pouca oferta

Paralelamente, foi também feito um estudo da perceção do consumidor sobre esta oferta, com mais de 2.000 participantes, sendo que 51,7% indicou que seguia uma alimentação ovo-lacto-vegetariana ou estritamente vegetariana (vegana), e 30,3% considerou-se como flexitariano (incluem pontualmente produtos de origem animal na sua alimentação).

Os resultados do inquérito conduzido pela AVP revelam que, na sua maioria (72%), os consumidores de produtos veganos classificam como pouco satisfatória a oferta atual deste tipo de produtos no mercado português, e indicam que gostariam de ver mais variedade de produtos veganos nas prateleiras dos supermercados. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta