O NFT, ou ‘non-fungible tokens’ (tokens não-fungíveis, em português), são ativos digitais exclusivos que podem representar virtualmente qualquer tipo de item.
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O que são NFTs
Jornal de Negócios

O NFT, ou ‘non-fungible tokens’ (tokens não-fungíveis, em português), são ativos digitais exclusivos que podem representar virtualmente qualquer tipo de item (real ou intangível), desde obras de arte, música, itens virtuais dentro de videojogos (avatares, moedas digitais), até vídeos de desporto icónicos, por exemplo, que podem ser transacionados. Em Portugal, este mercado está a crescer, impulsionado, sobretudo, pelo futebol e pela arte.

Em causa estão transações milionárias, num mundo que ainda é desconhecido por muitos. Em Portugal, tal como explica o Jornal de Negócios, a RealFevr é o exemplo de uma startup portuguesa fundada pelo presidente da Associação Portuguesa de “Blockchain”, Frederico Antunes, que se dedica a este mercado, vendendo “tokens” fungíveis e não fungíveis focados no desporto.

Na prática, a RealFevr vende “tokens” sobre imagens e vídeos da liga portuguesa, e também italiana – já tendo vendido titulos sobre outras modalidades. A empresa explica em que consiste, com um exemplo: já vendeu um NFT do vídeo de um golo do Bruno Fernandes por 90 mil dólares. Já o mesmo ativo sobre a cena do primeiro golo de Cristiano Ronaldo vale nada mais nada menos que um milhão de dólares.

A arte também faz furor neste universo. De acordo com a publicação, o ativo mais caro do mundo é um “token” que titula a obra Everydays – The First 5000 Days de Beeple, que foi comprada num leilão da Christie’s por 69,3 milhões de dólares. Em Portugal, por exemplo, já é possível comprar um dos 125 mil NFT de uma imagem de S. Francisco Xavier, por 200 euros cada; assim como comprar ativos virtuais de obras de artistas portugueses de renome como Vhils.

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