Podia bem ser uma daquelas perguntas dos programas televisivos em que ao acertares ganharias um prémio monetário: quando se iniciou o Carnaval em Portugal?
Há várias teorias sobre origem do Carnaval, mas esta permanece desconhecida. Sabe-se, no entanto, que chegou a Portugal em 1252, graças a um documento assinado pelo rei Afonso III.
Conhecido inicialmente como Entrudo – que significa “entrada” – referia-se a celebrações do calendário religioso e foi sempre marcado pela espontaneidade popular que saía pelas ruas a atirar água e ovos entre si. Também os cortejos em carros alegóricos, os desfiles de trajes e os bailes de máscaras eram algumas das formas de entretenimento da época.
Atualmente, o Carnaval em Portugal celebra-se um pouco por todo o país, misturando as mais variadas expressões culturais e tradicionais. Desfiles, máscaras e muita folia são algumas das características destes festejos.
Em que dia é o Carnaval? Entender este feriado facultativo
O Carnaval celebra-se sempre a uma terça-feira e é uma data móvel. Isto porque se celebra sempre precisamente 47 dias antes da Páscoa – celebrada este ano a 9 de abril -, ou seja, o Carnaval 2023 celebra-se a 21 de fevereiro.
Já foi um feriado no calendário português, mas após a reestruturação dos feriados civis/religiosos em Portugal, atualmente é facultativo. Geralmente, o Governo português dá tolerância de ponto aos funcionários, cenário que este ano se verifica novamente.
Curiosidades de alguns festejos mais emblemáticos do país
Carnaval de Torres Vedras
A primeira edição remonta a 1923 e intitula-se como sendo o “Carnaval mais Português de Portugal” e todos anos recebe inúmeros visitantes vestidos a rigor para participar nos desfiles e assistir aos corsos onde não podem faltar as Matrafonas, Zés Pereiras e Cabeçudos.
Se se costuma dizer que o “Carnaval são três dias”, em Torres Vedras são seis.
Carnaval de Loulé
Inicialmente celebrado pelo povo de forma violenta e até sem graça, foi em 1906 que surgiu a ideia de criar um Carnaval organizado, cujas receitas revertiam para os mais necessitados.
Mais tarde, em 1977, a Câmara Municipal assume a responsabilidade da organização dos festejos, que passam a ter características turísticas que se mantêm até aos dias de hoje.
Este é um dos principais eventos do Algarve e atrai muitos visitantes nacionais e estrangeiros, onde se vive a folia em pleno com máscaras para todos os gostos.
Carnaval de Ovar
Também conhecido como Vitamina da Alegria é celebrado de forma organizada desde 1952. Atualmente conta com a participação de cerca de 20 grupos de Carnaval e quatro escolas de Samba, que atuam nos festejos, e ainda vários eventos culturais que duram várias semanas.
Estas festividades têm a particularidade de ser integralmente constituídas por voluntários do município e, contrariamente a outros festejos de Carnaval – em que são convidadas figuras públicas -, em Ovar, o Rei e a Rainha que apadrinham o evento são cidadãos comuns, normalmente escolhidos pelo seu contributo e envolvimento na comunidade.
Carnaval de Macedo de Cavaleiros
É em Podence que o Carnaval é sinónimo dos “diabólicos” caretos pelas ruas. A forte participação da comunidade permitiu manter esta tradição ao longo dos séculos até aos dias de hoje. É um dos eventos mais importantes do norte do país e foi classificado, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade.
Na terça-feira de Carnaval, os caretos - rapazes mascados com trajes de cores fortes cobertos de franjas, caras de nariz pontiagudo e chocalhos à cintura - saem à rua perturbando a tranquilidade e percorrem as ruas de Podence cheios de energia em busca de raparigas para dançar e “chocalhar”, mantendo-se sempre no anonimato. Os mais jovens seguem as pisadas atentamente, para garantir a continuidade desta tradição ancestral.
Mais uma vez, este ano, muitos dos festejos encontram-se cancelados. No entanto, podes começar a treinar este Carnaval em casa e, quem sabe, com estas dicas para o ano podes participar a rigor no teu Carnaval preferido.
Para poder comentar deves entrar na tua conta