
Um maço de 20 cigarros custa quase 22 euros na Austrália, cinco euros em Portugal e 0,82 euros na Nigéria. Dados de um estudo da revista médica The Lancet, com dados relativos a 2019, permitem ainda concluir que a Nova Zelândia (21 euros), a Irlanda (14 euros) e o Canadá (10 euros) também se encontram entre os países onde os cigarros mais caros. Mas que impacto terá o custo do tabaco no orçamento dos fumadores?
Segundo a Picodi, que se apoia no referido estudo, em Portugal, um fumador que consome um maço por dia gastará 1.825 euros em cigarros num ano, o que equivale a 18% da média anual do rendimento líquido do país. Os suíços, por exemplo, gastam mais que os portugueses (2.891 euros) em tabaco, mas a percentagem que esse custo representa no rendimento anual é muito inferior: apenas 4%.
“Fumar na Jamaica (38%), República Dominicana (41%) e Uganda (44%) consome a maior parte do rendimento”, escreve a publicação. Se no Uganda o custo do tabaco ao longo do ano (701 euros) pesa no rendimento (44%), no Luxemburgo o custo é bem superior (1.942 euros) mas o custo é muito inferior (4%).

Para poder comentar deves entrar na tua conta