Nova lei do tabaco

Nova lei do tabaco 2023: afinal o que vai mudar?

Já foi apresentada a proposta de lei n.º 88/XV aprovada em Conselho de Ministros que reforça normas tendentes à prevenção e controlo do tabagismo e prevê várias alterações à venda e ao consumo de tabaco em Portugal.
Preço do tabaco em Portugal e no mundo

Quanto custa um maço de cigarros em Portugal e quanto se gasta por ano?

Um maço de 20 cigarros custa quase 22 euros na Austrália, cinco euros em Portugal e 0,82 euros na Nigéria. Dados de um estudo da revista médica The Lancet, com dados relativos a 2019, permitem ainda concluir que a Nova Zelândia (21 euros), a Irlanda (14 euros) e o Canadá (10 euros) também se encontram entre os países onde os cigarros mais caros. Mas que impacto terá o custo do tabaco no orçamento dos fumadores? 
Portugal é um dos países da UE com menos fumadores

Portugal é um país de fumadores? Estamos entre os que menos fumam na UE

Portugueses estão entre os cidadãos da União Europeia (UE) que menos fumam, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat e relativos a 2019. A lista é liderada pela Bulgária, país onde 28,7% da população com 15 ou mais anos de idade é fumadora. Bem mais que em Portugal (11,5%), que se encontra abaixo da média da UE (18,4%).  
Atirar beatas de cigarros para o chão custa a partir de hoje entre 25 e 250 euros de multa

Atirar beatas de cigarros para o chão custa a partir de hoje entre 25 e 250 euros de multa

A Lei n.º 88/2019 de redução do impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco e pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar beatas para a via pública. Ao abrigo da lei, as pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco passam a ser equiparadas a resíduos sólidos urbanos e, por isso, fica proibido o seu "descarte em espaço público".
Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Ano novo, vida nova... novos preços. Das telecomunicações à eletricidade, passando pelas rendas, portagens, refrigerantes ou tabaco há novidades. O novo ano traz subidas (e algumas descidas) que vão mexer com a carteira dos portugueses. Preparado? Neste guia mostramos-te tudo aquilo que precisas de saber, com algumas boas e más surpresas que se avizinham pelo caminho. 
O que muda nos preços em 2017

O que muda nos preços em 2017

Ano novo, vida nova. Vida nova e preços diferentes... Em 2017, os portugueses devem contar com aumentos nas rendas, nos preços da eletricidade, portagens, tabaco e automóveis. Já o leite e o pão, por exemplo, devem manter-se nos níveis atuais. Fica a saber tudo sobre a mudança nos preços prevista para o próximo ano.

Tabaco mais caro a partir desta sexta-feira

O imposto do tabaco vai subir a partir desta sexta-feira, dia 1 de julho, tornando-se mais caro. Este aumento estava previsto no Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) e deverá corresponder a uma subida média de sete cêntimos por maço de cigarros. Também o tabaco de enrolar vai pesar mais na carteira.