Analisar as despesas mensais e anuais é o primeiro passo para definires a tua estratégia de poupança para 2023. Vem daí.
Comentários: 0
Como poupar em 2023
Foto de cottonbro studio no Pexels

O ano de 2023 já arrancou e este é o momento ideal para iniciar a gestão do orçamento familiar. Isto é especialmente importante num momento em que a inflação e a subida dos juros no crédito habitação têm pressionado – e muito – os rendimentos dos portugueses. Para te ajudar nesta tarefa, o idealista/news reuniu várias dicas para começares a poupar e a proteger a tua carteira da subida generalizada dos preços.

Analisa as tuas despesas anuais e mensais

Antes de começares a definir uma estratégia de poupança deves, desde logo, ter em conta os teus rendimentos e identificar todas as despesas que tens quer mensais, quer anuais. Aqui falamos da prestação ou renda da casa, da conta da luz, do gás, da internet, do seguro, da revisão do carro, prestações bancárias de outros créditos, bem como os impostos, como é o caso do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) caso sejas proprietário de uma habitação.

A ideia passa por listares todas as faturas que terás de pagar ao longo do ano para que não sejas surpreendido e possas efetuar os pagamentos nos prazos indicados. Depois de registados todos os teus compromissos financeiros, ficarás com um saldo que poderás poupar ou destinar a um investimento, por exemplo.

Atenção aos pequenos gastos do dia a dia

Uma dica preciosa passa mesmo por identificar todas as pequenas despesas do dia a dia, como é o caso de tomar café fora de casa todos os dias. Pode parecer que são “só uns cêntimos” que gastas por dia, mas a verdade é que no final do ano vai pesar centenas de euros no teu orçamento.

Por isso mesmo, o Banco da Espanha sugere que identifiques todas as pequenas despesas, que não são necessárias e que possam eventualmente ser eliminadas, reduzidas ou até substituídas por outras opções mais baratas.

Lembra-te do que disse Benjamin Franklin, considerado um dos pais fundadores dos EUA: "Cuidado com as pequenas despesas. Um pequeno buraco afunda um navio".

Avalia onde podes poupar lá em casa

Outra estratégia para gerir melhor o teu orçamento familiar passa por teres as despesas variáveis debaixo de olho. Falamos, por exemplo, das despesas com a luz, o gás, a água, gasolina e até no supermercado.

Analisa o teu consumo de bens essenciais e verifica o que é que podes mudar nos teus hábitos, para que possas reduzir estas despesas. Podes, por exemplo:

  • alterar a temperatura de lavagem da máquina de lavar ou optar por um programa mais rápido e ecológico de forma a poupar luz e água;
  • analisar o teu fornecedor de luz e avaliar se será mais vantajoso optar por uma tarifa bi-horária ou até baixar a potência contratada;
  • optar mais pelas marcas próprias no supermercado e até começar a comprar frutas e legumes nas mercarias de bairro ou nos mercados, onde podem ser mais acessíveis.
Dicas de poupança
Foto de Alex Green no Pexels

O segredo de saber gastar o dinheiro

Desenhar estratégias para economizar dinheiro não significa que abdiques de ir jantar fora ou de comprar uma peça de roupa. Importa é que o faças com peso e medida, ocasionalmente ao invés de todos os dias ou semanas. O Banco de Espanha diz mesmo que se consumires com responsabilidade, poderás mesmo melhorar a tua qualidade de vida sem descurar da poupança. Por exemplo, se precisas de comprar algo não urgente podes sempre aguardar pelas promoções.

Gere as tuas poupanças

O ideal para conseguires acumular uma almofada financeira é definir uma percentagem do teu orçamento destinada às poupanças. Ou seja, quem auferir 1.000 euros líquidos mensais pode definir uma percentagem de poupança de 10%, guardando 100 euros por mês. Ou pode mesmo ser mais ambicioso e definir uma fatia maior.

Importa também seres rigoroso e garantir que fazes esta poupança todos os meses, sem exceção. E há ferramentas para te ajudar nesta tarefa como é o caso do Excel (onde podes planear as tuas poupanças), a Dabox da CGD ou a Monefy.

Além disso, podes também colocar as poupanças a render, investido em instrumentos financeiros. A pensar na reforma podes, por exemplo, abrir um Plano Poupança Reforma (PPR). Ou ainda abrir uma conta a prazo, onde os juros já começaram a subir, embora permaneçam baixos. Em novembro rendia 0,35% colocar dinheiro numa conta a prazo, segundo os dados do Banco de Portugal, um valor bem superior aos 0,05% registados em setembro.

Almofada financeira para imprevistos

O contexto atual está cheio de incertezas, dada a subida da inflação e dos juros no crédito habitação. E por isso importa também teres poupanças aguardadas para fazer face a imprevistos. Até porque tudo pode mudar de um dia para o outro e precisares de dinheiro até por questões de saúde.

Não há um valor ideal para fazer face a situações imprevisíveis. Cada família deverá definir o seu, consoante o seu nível de rendimento. Podes, por exemplo, definir novamente uma percentagem do teu salário mensal que cairá diretamente numa conta à parte destinada a situações de emergência. Assim, irás garantir que terás dinheiro guardado e disponível assim que for preciso.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta