Taxa de poupança das famílias em Portugal e na Zona Euro

Poupança das famílias cresce (muito) mais na Zona Euro que em Portugal

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresceu, tendo atingido, no quarto trimestre do ano passado, 14,6%. Trata-se de um valor superior ao registado no trimestre anterior (13,9%) e no período homólogo (13,3%), ou seja, no último trimestre de 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Taxa de poupança das famílias em mínimos

Taxa de poupança das famílias portuguesas em mínimos históricos

Os números são esclarecedores: em 2022, a taxa de poupança das famílias portugueses fixou-se em 6,2% do total dos seus rendimentos, sendo este o valor mais baixo desde que há registos, ou seja, desde 1960: nesse ano, a taxa de poupança foi de 9,8%. Em causa estão dados compilados e divulgados pela Pordata.
Criar fundo de emergência

Fundo de emergência: quando se deve ter e onde guardar?

O futuro é incerto. Todos sabemos disso. Embora haja sempre esperança em acontecimentos que tenham impacto positivo na nossa vida, será sempre sensato ter um plano B.  A criação de um fundo de emergência pessoal permite-nos acautelar imprevistos financeiros. Os imponderáveis não são previsíveis.
elaborar orçamento familiar

Orçamento mensal familiar: como calcular e dividir?

É fundamental aprender a realizar um orçamento mensal familiar, de modo a preparar o futuro da melhor forma. Uma gestão adequada do orçamento só se consegue com uma gestão sensata e racional dos valores que entram e saem da conta familiar. 
Poupança das famílias sobe em Portugal

Taxa de poupança das famílias sobe para 6,6% no 3º trimestre

A taxa de poupança das famílias subiu para 6,6% no terceiro trimestre do ano, refletindo um aumento do Rendimento Disponível Bruto (RDB) superior ao do consumo privado, segundo dados divulgados esta sexta-feira (22 de dezembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).