Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Inflação

Últimas notícias sobre "Inflação" publicadas em idealista.pt/news

Taxa de inflação média caiu para 0,3% em 2019

A inflação no ano passado caiu para 0,3% em termos homólogos, abaixo dos 1% registados em 2018. “Em 2019, o Índice de Preços no Consumidor registou uma taxa de variação média de 0,3% (1% no ano anterior)”, revela o INE, acrescentando que, “excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média foi de 0,5% em 2019 (0,7% no ano anterior)”.

Notícia sobre:

Portugal tem a terceira inflação mais baixa da UE em outubro

A taxa de inflação anual recuou em outubro para 0,7% na Zona Euro e para 1,1% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a terceira menor e negativa (-0,1%), encontrando-se apenas atrás de Grécia (-0,3%) e Chipre (-0,5%). 

Notícia sobre:

Taxa de inflação em queda há três meses seguidos - deflação não acontecia desde 2015

A taxa de inflação em Portugal manteve-se este mês (setembro) em terreno negativo (-0,1%), o que já acontece pelo terceiro mês consecutivo. Quer isto dizer que os preços em Portugal caíram pelo terceiro mês consecutivo. 

Notícia sobre:

Rendas vão aumentar cerca de 0,6% em 2020

No próximo ano, as rendas habitacionais e comerciais devem aumentar entre 0,5% e 0,6%, quase metade do registado em 2019. Uma consequência dos baixos valores da inflação que se têm verificado nos últimos tempos.

Notícia sobre:

Rendas vão subir 1,15% em 2019, mais do que este ano

O valor das rendas vai voltar a subir em 2019. Podes contar com mais 1,15%, caso se confirmem as estimativas da inflação dos últimos 12 meses até agosto. Isto corresponde a mais 1,15 euros por cada 100 euros de renda, face ao que pagas este ano, aplicando-se tanto ao meio urbano como ao rural.

Notícia sobre:

Banco de Portugal estima taxa de desemprego abaixo dos 6% em 2020

A taxa de desemprego deve continuar a descer nos próximos anos. O Banco de Portugal (BdP) prevê uma taxa de desemprego de 7,3% este ano, 6,3% em 2019 e 5,6% em 2020, um valor abaixo do registado em 2008, no início da crise económica, justificado com a criação de mais emprego e um ligeiro aumento da população ativa.

Notícia sobre:

Bolha imobiliária? "O que houve foi uma venda elevada do património”, diz CPCI

O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Manuel Reis Campos, rejeita o cenário de bolha imobiliária. O responsável defende que os preços nos centros das cidades foram inflacionados, mas que “não são o espelho do país”. Para o responsável "esse mercado terminou".

Notícia sobre:

BCE vai reduzir estímulos monetários para metade

O Banco Central Europeu (BCE) vai reduzir para metade as compras mensais de dívida. Quer isto dizer que em vez dos 60 mil milhões de euros mensais, a autoridade monetária vai passar a comprar obrigações dos governos da zona euro numa base mensal de 30 mil milhões, até setembro.

Notícia sobre:

Há cada vez mais estrangeiros a fugir dos grandes centros

As famílias portuguesas estão a fugir dos centros das cidades, mas não são as únicas. Até os estrangeiros já estão a procurar casas nas periferias. Viver no centro histórico de Lisboa está a tornar-se cada vez mais impossível, já que os preços não param de subir. As atenções viraram-se, agora, para outras zonas, sendo que as linhas de Cascais, Sintra e Oeiras surgem no topo das preferências.

Notícia sobre:

Portagens vão ficar mais caras e podem subir 1,4%

A subida da inflação poderá levar a aumentos de 1,4% no preço das portagens já a partir do próximo ano. As concessionárias de autoestradas – Brisa e Infraestruturas de Portugal – têm até quarta-feira (15 de novembro) para entregar a proposta de atualização das taxas de portagens ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Notícia sobre: