Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Inflação

Últimas notícias sobre "Inflação" publicadas em idealista.pt/news

Os preços em 2021: eletricidade desce e rendas, transportes públicos e portagens inalterados

Como serão os preços em 2021? O que vai ficar mais caro e que produtos e/ou bens vão custar o mesmo ou baixar de preço este ano? As rendas e as portagens, duas situações em que a atualização dos preços é ditada pela inflação, vão manter-se inalteradas este ano enquanto a eletricidade ficará mais barata, pelo menos para quem continua no mercado regulado. 

Notícia sobre:

Alemanha apoia incluir a residência habitual numa nova medição da inflação na Zona Euro

Os preços das residências habituais há muito que integram a lista de bens incluídos no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatísticas da Alemanha. Não estão, no entanto, incluídos no IPC harmonizado, o que é decisivo para a política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Um cenário que pode vir a mudar nos próximos tempos, já que o Governo alemão parece apoiar a inclusão das casas ocupadas pelos respetivos proprietários no IPC calculado para fins europeus.

Notícia sobre:

Rendas das casas vão mesmo ficar congeladas em 2021

Agora é oficial. As rendas habitacionais e comerciais vão mesmo permanecer inalteradas em 2021, depois de cinco anos consecutivos de subidas. Isto porque a taxa de inflação foi nula em agosto, confirmou esta quinta-feira (10 de setembro de 2020) o Instituto Nacional de Estatística (INE), o que impende a atualização dos valores do arrendamento em 2021.

Notícia sobre:

Taxa de inflação na Zona Euro situa-se nos 0,4% em julho (em Portugal caiu 0,1%)

A taxa de inflação anual na Zona Euro situou-se em 0,4% em julho, uma ligeira subida face aos 0,3% de junho, mas ainda abaixo de 1% no período homólogo, revelou recentemente o Eurostat. De referir que Portugal foi um dos países em que a taxa de inflação anual caiu em julho de 2020 (-0,1%).

Notícia sobre:

Rendas devem ficar congeladas em 2021 depois de cinco anos de subidas

As rendas habitacionais e comerciais deverão permanecer inalteradas no próximo ano, depois de cinco anos consecutivos de subidas. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados no final da semana passada, a taxa média de inflação nos 12 meses terminados em julho está em “terreno” negativo – fixou-se nos -0,04%

Notícia sobre:

Taxa de inflação média caiu para 0,3% em 2019

A inflação no ano passado caiu para 0,3% em termos homólogos, abaixo dos 1% registados em 2018. “Em 2019, o Índice de Preços no Consumidor registou uma taxa de variação média de 0,3% (1% no ano anterior)”, revela o INE, acrescentando que, “excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média foi de 0,5% em 2019 (0,7% no ano anterior)”.

Notícia sobre:

Portugal tem a terceira inflação mais baixa da UE em outubro

A taxa de inflação anual recuou em outubro para 0,7% na Zona Euro e para 1,1% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a terceira menor e negativa (-0,1%), encontrando-se apenas atrás de Grécia (-0,3%) e Chipre (-0,5%). 

Notícia sobre:

Taxa de inflação em queda há três meses seguidos - deflação não acontecia desde 2015

A taxa de inflação em Portugal manteve-se este mês (setembro) em terreno negativo (-0,1%), o que já acontece pelo terceiro mês consecutivo. Quer isto dizer que os preços em Portugal caíram pelo terceiro mês consecutivo. 

Notícia sobre:

Rendas vão aumentar cerca de 0,6% em 2020

No próximo ano, as rendas habitacionais e comerciais devem aumentar entre 0,5% e 0,6%, quase metade do registado em 2019. Uma consequência dos baixos valores da inflação que se têm verificado nos últimos tempos.

Notícia sobre: