No final de 2022, havia 4.503 estrangeiros inscritos na Ordem dos Médicos. São sobretudo espanhóis (1.681) e brasileiros (1.060).
Comentários: 0
Nunca houve tantos médicos estrangeiros inscritos em Portugal
Público

No final de 2022, havia 4.503 estrangeiros inscritos na Ordem dos Médicos. É o maior número de sempre, sendo que a maioria dos clínicos são oriundos de Espanha (1.681) e do Brasil (1.060). A completar o pódio encontram-se médicos de nacionalidade italiana (244). 

Segundo o Público, que se apoia em dados da Ordem dos Médicos, continuam a chegar a Portugal, nos últimos anos, médicos de vários países da União Europeia (UE), sendo que são sobretudo os brasileiros que estão a contribuir para a escalada desta estatística. 

Entre 2018 e 2022, dos 844 estrangeiros que conseguiram obter a cédula profissional, metade (420) eram brasileiros, o segundo grupo mais numeroso em Portugal, a seguir ao dos espanhóis, que têm reconhecimento automático ao abrigo da legislação comunitária, escreve a publicação. 

Os números relativos aos clínicos de países não comunitários, nomeadamente de nacionalidade brasileira, podem ser, no entanto, enganadores, visto que muitos tentam vir trabalhar para Portugal mas não conseguem.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta