Estatuto do Cuidador Informal: guia para entender o que é
O que é o Estatuto do Cuidador Informal e quantos tipos de cuidadores informais existem? É alguém que presta assistência e cuida de pessoas dependentes, seja familiar ou não, tendo acesso a benefícios sociais e apoios específicos. Mas há muito mais a saber sobre esta função. Explicamos tudo sobre este assunto neste artigo da Deco Alerta.
Parque das Nações vai ter uma nova unidade de saúde familiar
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a adjudicação da obra de construção da Unidade de Saúde Familiar do Parque das Nações, prevendo um investimento municipal de 6,3 milhões de euros, que deverá ser concretizado num prazo de 540 dias.
Estes centros pré-fabricados dão apoio a pessoas com cancro
Os Maggie's Centres são uma rede de centros de acolhimento espalhados por todo o Reino Unido e em outras partes do mundo que foram criados com o único objetivo de ajudar qualquer pessoa afetada pelo cancro.
Estado da nação em debate: da inflação à habitação, da saúde às greves
Os deputados debatem esta quinta- feira, dia 20 de julho, o estado da nação, no final de um ano parlamentar marcado pela instabilidade política, económica e social.
Protetor solar grátis... não acreditas? Contamos-te tudo
Os cidadãos dos Países Baixos vão receber proteção solar gratuita este verão, num esforço para combater os níveis recorde de cancro de pele no país. O governo holandês vai disponibilizar dispensadores de protetor solar em escolas e universidades, em festivais, parques, locais desportivos e espaços públicos abertos.
Nascimento do primeiro filho sobe despesa das famílias em 20%
O nascimento do primeiro filho é um grande passo na vida das famílias. Muito muda nas dinâmicas do casal, na organização da casa e da vida. E também há mudanças a considerar nos orçamentos familiares, num momento em que o poder de compra se encontra pressionado pela alta inflação e também pela subida dos juros para quem comprou casa com crédito habitação a taxa variável. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística INE), o nascimento do primeiro filho resulta, em média, num aumento de 20% na despesa mensal das famílias.
Os europeus que consomem mais açúcar são…
Alguns países europeus estão entre os maiores consumidores de açúcar do mundo, sendo que não está em causa apenas o consumo de açúcar não refinado, mas também os açúcares contidos em muitos dos produtos consumidos. Na Europa, o consumo anual de açúcar per capital é mais elevado na Bélgica (48,3 kg), um valor que é mais do dobro que em Portugal (22,7 kg).
Luz verde para baixas por doença até três dias através do SNS24
O Conselho de Ministros aprovou esta qunta-feira (4 de maio de 2023) as medidas que regulamentam a Agenda do Trabalho Digno, entre as quais o acesso a baixas até três dias através do serviço digital do SNS24, mediante autodeclaração de doença, com limite de duas por ano.
Bairros Saudáveis: programa prorrogado até 30 de junho
Foi durante a pandemia que surgiu o programa Bairros Saudáveis, tendo em vista apoiar intervenções locais de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida em territórios vulneráveis em Portugal continental. E desde julho de 2020 (data em que foi criado) até hoje foi alvo de várias prorrogações. Esta quinta-feira, dia 27 de abril, o Governo de António Costa decidiu, uma vez mais, prolongar o programa Bairros Sustentáveis até dia 30 de junho de 2023.
Nunca houve tantos médicos estrangeiros inscritos em Portugal
No final de 2022, havia 4.503 estrangeiros inscritos na Ordem dos Médicos. É o maior número de sempre, sendo que a maioria dos clínicos são oriundos de Espanha (1.681) e do Brasil (1.060). A completar o pódio encontram-se médicos de nacionalidade italiana (244).
Que europeus dizem estar de boa saúde? Portugueses pouco confiantes
Este mapa mostra uma imagem interessante, visto que permite perceber qual é o retrato que os europeus fazem sobre a sua própria saúde. Uma espécie de autoavaliação, sendo que não é, na prática, o estado real da sua saúde. Os portugueses são, como se pode constatar na imagem, dos que têm uma autoperceção da saúde mais baixa (50,2%), encontrando-se apenas atrás de Letónia (49,8%) e Lituânia (47,9%).
Bairros Saudáveis: prazo prorrogado até 30 de abril de 2023
O Governo decidiu prorrogar o prazo de conclusão do Programa Bairros Saudáveis até 30 de abril de 2023, sendo já o terceiro prolongamento da vigência deste instrumento, para permitir aos projetos e à coordenação nacional concluírem os trabalhos.
saúde custa mais 100 milhões aos portugueses
taxas moderadoras mais altas e revisão das isenções, alterações à comparticipação de medicamentos ou fim da mesma em alguns casos.