
Até há bem pouco tempo, a China era considerada o país mais populoso do mundo. Mas esta realidade está a mudar. De acordo com as estimativas mais recentes da ONU, a população total da Índia está a crescer a alta velocidade e prestes a ultrapassar a população da China. Com 1,428 milhões de habitantes, a Índia já ultrapassou a população da China continental e em breve ultrapassará a da China continental e Hong Kong, juntas.
A curva demográfica em crescimento impulsiona a Índia para o primeiro lugar, tornando-a no país mais populoso do mundo. Hoje, os indianos vivem mais e o número de nascimentos por ano quase não mudou. E têm uma força de trabalho jovem e em expansão.
Esta evolução da população indiana contrasta com a de muitos países desenvolvidos que estão a envelhecer rapidamente, como é o caso da China, que impôs durante décadas a política do filho único, para controlar o crescimento populacional. Agora, o país enfrenta as consequências demográficas: está a envelhecer e a encolher ano após ano. E esta realidade traz riscos económicos e sociais para o país.
Mas nem tudo corre bem na Índia. Em algumas regiões do país, a população continua a crescer a um ritmo demasiado rápido para as suas economias, gerando muito mais jovens do que empregos. Noutras regiões, no entanto - especialmente no sul mais desenvolvido, onde as mulheres são mais instruídas e os programas de planeamento familiar têm sido bem-sucedidos - as populações já atingiram o pico. Aí, as famílias jovens raramente têm mais de dois filhos.
Além disso, cumprir as necessidades de mais de 1,4 mil milhões de pessoas representa um grande desafio para o meio ambiente da Índia. Mas à medida que o país sai da pobreza extrema, deixa de haver famílias com carências alimentares.
O futuro da Índia, enquanto maior democracia e a maior força de trabalho do mundo, leva alguns a esperar que um "século indiano" está para vir. Isto porque a China aproveitou a sua enorme população para mudar o mundo mais do que qualquer outro país no último século. Resta saber se Índia fará o mesmo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta