Entre as cidades mais propícias ao desenvolvimento de startups em 2023, Lisboa ocupa a 62ª posição a nível mundial. E não é a única cidade portuguesa presente neste top global. Porto, Braga, Coimbra, Leiria e Aveiro também fazem parte das mil melhores cidades do mundo para a criação e desenvolvimento de startups.
Sem surpresa, a capital portuguesa tem a melhor posição do país no que diz respeito às condições de negócio favoráveis à criação de startups, sobretudo, para a área do marketing e vendas. Em concreto, Lisboa agora ocupa a 62.ª posição mundial entre as melhores cidades para startups em 2023 (subiu 21 lugares) e a 16ª posição ao nível europeu, aponta a HelloSafe (plataforma que compara produtos financeiros) que elaborou um estudo a partir de uma base de dados da StartupBlink.
A segunda cidade portuguesa mais bem classificada é o Porto, encontrando-se no 147º lugar, onde o mercado de startups é mais focado no e-commerce e retalho, diz a mesma publicação. Em terceiro lugar está Braga, que nesta edição ocupa a 424ª posição a nível mundial.
A completar a presença portuguesa entre as mil melhores cidades para startups em 2023 está Coimbra na 557ª posição (caiu 116 lugares), Leiria na 639ª posição (depois de subir do 965º lugar) e Aveiro na 739ª posição (desceu da 667ª posição).
Já o Funchal ficou fora desta lista que reúne as melhores cidades para startups em 2023, depois de marcar presença durante dois anos seguidos.
Portugal é o 16º melhor país da Europa para startups
Olhando para a Europa, Portugal foi considerado o 16º melhor país para desenvolver startups, sobretudo nas áreas do marketing e vendas, e-commerce, retalho, software e dados, aponta o mesmo estudo. No nosso país, existem hoje cerca de 334 startups, incluindo quatro unicórnios (que ultrapassaram o valor de mil milhões de dólares). E é no nosso país que se organiza o evento de referência Web Summit.
No que diz respeito aos melhores países lusófonos para startups, Portugal, Brasil, Cabo Verde e Angola são os quatro países que compõem o top 100. “Até ao ano passado, o Brasil ocupava a melhor posição entre os países de língua portuguesa, mas em 2023, Portugal, juntamente com o Japão, foram os únicos países do top 30 a ganhar duas posições, passando do 28º para o 26º lugar”, destaca a mesma publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta