Startup mexicana promete casas impressas em 3D por menos de 30.000 euros
A crise habitacional no México poderá começar a dar sinais de abrandamento graças a uma impressora 3D inovadora capaz de construir casas seguras, de forma rápida e ecológica, a um preço altamente competitivo. A tecnologia, desenvolvida pela empresa Seed, pretende transformar o acesso a habitação condigna através de uma solução que promete "revolucionar" o setor.
Primeira obra pública com impressão 3D assinada por startup portuguesa
É apresentada esta sexta-feira, dia 5 de setembro, a primeira obra pública com recurso a impressão 3D.
“A sustentabilidade no imobiliário já não é opcional, é estratégica”
A história da startup portuguesa Builtrix remonta a 2020, ano em que a empresa foi fundada pelo iraniano Javad Hatami. O empreendedor, por seu turno, aterrou em Portugal antes, em 2011, para estudar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. “A Builtrix disponibiliza uma plataforma na cloud que usa análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a gerirem melhor o consumo energético dos seus edifícios e, no final, a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis”, explica ao idealista/news, considerando que “a sustentabilidade no setor imobiliário já não é opcional, é estratégica”.
iBuyer Sell and Go soma mais de 10 milhões em imóveis adquiridos
A Sell and Go, startup portuguesa pioneira no modelo iBuyer do Grupo Finsolutia Holdings, foi fundada em 2020, em plena pandemia, e continua a afirmar-se no mercado imobiliário nacional, somando já mais de 10 milhões de euros em imóveis adquiridos, tendo registado um crescimento de 70% nas suas operações no último ano.
Porto vai comprar sede da Associação Nacional de Jovens Empresários
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, a aquisição por 4,3 milhões de euros do imóvel que desde 2008 é sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), para ali dinamizar um centro de apoio ao empreendedorismo.A aquisição do edifício foi aprovada com os votos favoráveis do mo
Portuguesa Oscar das limpezas chega ao Reino Unido já em 2025
A startup portuguesa de serviços domésticos Oscar prepara-se para entrar no Reino Unido, o seu segundo mercado internacional após Espanha. Segundo o fundador e CEO João Marques, o lançamento no Reino Unido está previsto para o primeiro semestre de 2025, marcando o início de um plano mais amplo de expansão europeia.
Portugal é o 16º país europeu com mais investidores em startups
Portugal ocupa o 16.º lugar entre os países europeus com mais investidores ativos na área das startups tecnológicas, com Reino Unido, França e Alemanha liderarem a lista, divulgou hoje a Organização Europeia de Patentes (OEP).
Decorar a casa: startup nascida em Portugal desenha móveis à medida
A tecnologias facilitaram múltiplas tarefas nas nossas vidas. E podem também ajudar-nos a desenhar peças de mobiliário à medida das nossas necessidades. Esta é a grande aposta da startup Movendo, criada em Portugal pela brasileira Leïlah Accioly, que esteve presente na Web Summit.
Unicorn Factory Lisboa abre hub focado na sustentabilidade e mobilidade
A Unicorn Factory Lisboa inaugurou esta terça-feira (dia 29 de outubro) o "Greenhub", focado na sustentabilidade e na mobilidade, que arranca já com 16 ‘starups' associadas, segundo o diretor executivo.
O 'hub', um espaço de 600 metros quadrados com 10 escritórios para 'startups' e 12 lugares em ‘o
Escritórios e startups: vai nascer em Peniche um Smart Ocean Open Labs
O edifício Smart Ocean Open Labs, em Peniche, já começou a sair do papel, tendo a Associação Smart Ocean, entidade gestora do Polo de Peniche do Hub Azul, informado que já celebrou o auto de consignação da empreitada, dando início à construção de uma infra-estrutura física que servirá de suporte ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da economia azul. Em causa está um investimento superior a seis milhões de euros, prevendo-se que as obras terminem em dezembro de 2025.
Energia sustentável: arquiteta portuguesa vence prémio europeu
Os vencedores do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024 já são conhecidos. E entre eles há uma portuguesa. A arquiteta Rita Gomes venceu o prémio europeu na categoria de “Mulheres na Energia” pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy, que se dedica à criação de soluções de energias renováveis integradas em peças de mobiliário.
Lince lança fundo de capital de risco para investir em startups
A Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa criada em 2016, anunciou o lançamento de um fundo de 146 milhões de euros que será focado em startups portuguesas com um forte cariz de inovação e Investigação & Desenvolvimento (I&D).
Lisboa e Porto entre as melhores cidades do mundo para startups
Entre as cidades mais propícias ao desenvolvimento de startups em 2023, Lisboa ocupa a 62ª posição a nível mundial. E não é a única cidade portuguesa presente neste top global. Porto, Braga, Coimbra, Leiria e Aveiro também fazem parte das mil melhores cidades do mundo para a criação e desenvolvimento de startups.
Lei sobre regime aplicável às startups e scaleups já está em vigor
A lei que estabelece o regime aplicável às startups e scaleups e altera o Estatuto dos Benefícios Fiscais foi publicada esta quinta-feira (25 de maio de 2023) em Diário da República e entra em vigor "no dia seguinte ao da sua publicação", ou seja, esta sexta-feira.
PRR: habitação preocupa e nova linha de metro está em estado crítico
A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR) identificou 15 investimentos em estado preocupante ou crítico, entre os quais se destacam os investimentos em habitação, em empresas, florestas e no que diz respeito à digitalização na educação. O investimento no metro ligeiro de superfície Loures-Odivelas, em Lisboa, está mesmo em estado crítico. Por detrás do atual estado dos investimentos previstos no PRR estão fatores como os atrasos nas candidaturas ou mesmo metas demasiado ambiciosas.
Dono da Mercadona vai desenvolver startups portuguesas pela 1ª vez
Juan Roig está empenhado a expandir a sua cadeira de supermercados Mercadona em Portugal. Mas não só. O empresário espanhol também se dedica a outros negócios, nomeadamente à aceleração de startups, uma atividade que desenvolve há nove anos através da Lanzadera. E também aqui está a abrir horizontes para o nosso país. Em janeiro, Lanzadera selecionou mais de 120 startups e, pela primeira vez, atraiu 15 jovens empresas portuguesas a entrar no seu programa.
Alterações nas startups: conceito muda e deixa de fora imobiliárias
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei a submeter à Assembleia da República (AR) que define, pela primeira vez, o conceito legal de startup e scaleup, bem como o seu processo de reconhecimento. Com esta proposta, refere o Executivo, “promove-se o ecossistema nacional de empreendedorismo e a definição de políticas específicas de investimento”. Mas nem todas as empresas estão abrangidas pelas novas regras de tributação e incentivos fiscais para startups. É o caso, por exemplo, das ligadas ao setor imobiliário.
Novas regras de tributação e incentivos fiscais para startups
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei de enquadramento legal para startups e scaleups, que prevê mudanças no regime de tributação das stock options e o reforço do sistema de incentivos fiscais. O diploma será enviado à Assembleia da República.
Governo quer apoiar 3.000 startups com 90 milhões de euros
O Governo vai lançar um pacote de 90 milhões de euros para apoiar 3.000 empresas recém-criadas (startups) nos próximos quatro anos, anunciou esta quarta-feira, dia 2 de novembro, em Lisboa o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
Fábrica de Unicórnios de Lisboa arranca com investimento de 8 milhões
O presidente da Câmara de Lisboa inaugurou na quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022, a Fábrica de Unicórnios, no Hub Criativo do Beato, para potenciar o crescimento de empresas, inclusive apoiar 20 “scaleups” por ano, contando já com um investimento de oito milhões de euros.
"Portugal é um destino de eleição" para as startups internacionais
A história da Fintech House começou a ser escrita há dois anos, em 2020. Nasceu da colaboração entre a associação sem fins lucrativos Portugal Fintech e a maior rede de espaços cowork em Portugal, Sítio, e ganhou vida “pela necessidade de juntar num único sítio todo o ecossistema fintech”, começa por dizer ao idealista/news Mariana Gorjão Henriques, Head of the Fintech House, salientado que “Portugal é um destino de eleição" para as startups internacionais. A verdade é que agora, dois anos depois, a incubadora de startups amadureceu e sentiu necessidade de se expandir. Deixou o Palácio das Varandas, na Praça da Alegria, e mudou-se para um edifício de escritórios com 10 pisos e 2.500 metros quadrados (m2) na Avenida Duque de Loulé, também em Lisboa. Fica a saber tudo sobre o novo espaço desta verdadeira fábrica de startups.
iad compra a HomePilot e aposta na gestão digital de arrendamentos
O grupo iad, unicórnio francês líder no setor imobiliário, comprou a Homepilot, startup especializada na gestão digital de arrendamentos imobiliários – em França, a empresa gere mais de mil milhões de euros em ativos imobiliários, ou seja, vários milhares de propriedades, sobretudo no segmento residencial.
Portugal: um hub tecnológico que atrai investidores estrangeiros
Portugal está a transformar-se num hub tecnológico e de startups “com grande relevância”.
Comprar casa: Relive quer acelerar negócios entre Portugal e EUA
O sonho americano agora passa por comprar casa em Portugal. Comprar casa: litoral de Portugal atrai californianos para viver. Estes são os títulos de dois artigos que escrevemos e que mostram, precisamente, que os norte-americanos estão atentos ao imobiliário residencial nacional. Um nicho de mercado que também não está a passar ao lado da startup portuguesa Relive, que foi fundada em 2021 pelo jovem empreendedor José Costa Rodrigues – conhecido por ter lançado, e depois vendido, a Forall Phones – e que opera também nos EUA, em concreto em Austin, no estado do Texas. “Um dos meus sonhos é conseguir vender aos americanos que não há como Portugal, e que se eles visitarem o país e comprarem cá casa vai ser para a vida”, conta ao idealista/news.
“Não é a marca que garante que o serviço vai ser top, é o consultor”
O empreendedorismo corre nas veias de José Costa Rodrigues, que aos 26 já se atirou de cabeça para vários negócios. A aventura começou com a Forall Phones, uma startup de sucesso que foi, entretanto, vendida e continua, agora, no setor imobiliário, com a Relive. Pelo meio, em 2020, chegou a ter um franchising da Remax. Foi aliás a experiência adquirida com o negócio da Forall Phones que fez com que o jovem empresário decidisse, em 2021, avançar com o projeto da Relive, que acabou por levar também para os EUA. “Não é a marca que garante que o serviço vai ser top, é o consultor”, diz em entrevista ao idealista/news.