Em janeiro, Lanzadera selecionou mais de 120 startups e, pela primeira vez, atraiu 15 jovens empresas portuguesas.
Comentários: 0
Startups em Portugal
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Juan Roig está empenhado a expandir a sua cadeira de supermercados Mercadona em Portugal. Mas não só. O empresário espanhol também se dedica a outros negócios, nomeadamente à aceleração de startups, uma atividade que desenvolve há nove anos através da Lanzadera. E também aqui está a abrir horizontes para o nosso país. Em janeiro, Lanzadera selecionou mais de 120 startups e, pela primeira vez, atraiu 15 jovens empresas portuguesas a entrar no seu programa.

Esta é a primeira vez que a incubadora e aceleradora de startups saiu de Espanha para atrair empresas. “Portugal surpreendeu-nos positivamente pela qualidade dos empreendedores e dos seus projetos”, destacou Javier Jiménez, diretor-geral da Lanzadera, em comunicado citado pela Europa Press. "Em geral, as empresas selecionadas nesta convocatória oferecem soluções tecnológicas diferenciadas, o que as posiciona estrategicamente no mercado", explicou ainda Javier Jiménez.

Cada startup é alocada para uma das quatro fases que compõem o programa, consoante o seu grau de desenvolvimento e as suas necessidades:

  • fase 'scale up': destina-se a empresas maduras que possuem um modelo de negócio  rentável, mas que precisam de ajuda para alcançar novos objetivos;
  • fase 'growth': aqui promovem-se empresas com potencial e que procuram um rápido crescimento; 
  • fase 'traction': é focada em startups em fase inicial;
  • fase 'start': é destinada a empreendedores que ainda estão a desenhar o seu projeto.

No programa promovido pelo dono da Mercadona, as jovens empresas podem receber ajudas desde  1.000 euros a financiamentos no valor de 500.000 euros - tudo depende das necessidades de cada uma. 

Além disso, várias startups selecionadas vão ter a possibilidade de colaborar com grandes empresas através dos acordos atualmente ativos na Lanzadera. Atualmente, cerca de 300 empresas recebem apoio da Lanzadera nas suas instalações na Marina de Valência.

Desde a sua fundação em 2013, a Lanzadera já promoveu mais de 1.100 empresas, que, juntas, geraram mais de 10.000 empregos. No total, concedeu 21,8 milhões de euros em empréstimos.

Estas startups inovam em vários setores como é o caso de imobiliário, saúde, indústria, moda, marketing, alimentação e energia. E destacam-se ainda aquelas que desenvolveram soluções com inteligência artificial para “fornecer valor aos utilizadores”, segundo informou a aceleradora de startups no mesmo documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta