O Ramadão deste ano começou na noite do dia 28 de fevereiro, com o primeiro dia de jejum a acontecer no dia seguinte (1 de março).
Comentários: 0
Ramadão
Statista

O Ramadão deste ano começou na noite do dia 28 de fevereiro de 2025, com o primeiro dia de jejum a acontecer no dia seguinte (1 de março de 2025). O mês sagrado baseia-se no calendário lunar islâmico, que é 11 dias mais curto em relação ao ano solar gregoriano, o que faz com que o seu início se antecipe todos os anos. Embora o número de dias do Ramadão seja igual para todos os muçulmanos que o observam no mundo, a duração do jejum diário varia.

Durante o Ramadão, quem o observa compromete-se a não comer, beber, fumar e praticar atividades sexuais durante as horas diurnas. Isto significa que aqueles que vivem mais a norte devem jejuar por períodos muito mais longos em comparação com quem vive perto do equador ou no hemisfério sul, que atualmente está inclinado para longe do sol. 

Este gráfico, baseado nos dados do site islamicfinder, mostra que os muçulmanos que jejuam durante o Ramadão em Reiquiavique (Islândia) terão de se abster de comida e bebida por até 16 horas e 29 minutos, ou seja, o tempo entre o nascer e o pôr do sol a 29 de março, o último e mais longo dia de jejum deste ano. Entretanto, os muçulmanos que vivem em Melbourne (Austrália) terão de jejuar por um máximo de 13 horas e 16 minutos.

Com o deslocamento das datas do Ramadão, a duração do jejum pode variar significativamente dependendo do ano. Por exemplo, em 2013, o Ramadão ocorreu no auge do verão no hemisfério norte, com países como a Noruega a terem o pôr do sol por apenas cerca de três horas durante a noite. Isso significava que as comunidades praticantes enfrentavam jejuns superiores a 20 horas. Para equilibrar esta situação, os muçulmanos podem também observar o Ramadão seguindo o horário de Meca (13 horas e 35 minutos em 2025) ou o da cidade muçulmana mais próxima.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta