A portuguesa Maria Abranches está entre os vencedores regionais do concurso. Fotografia do ano será revelada a 17 de abril.
Comentários: 0
Maria Abranches
Reportagem "Maria" Foto: Maria Abranches

A World Press Photo revelou os vencedores regionais da edição de 2025, destacando o melhor do fotojornalismo e da fotografia documental do mundo. As imagens premiadas, captadas ao longo de 2024, oferecem uma reflexão aprofundada sobre eventos marcantes e histórias menos visíveis do cenário internacional. 

A fotógrafa portuguesa Maria Abranches está entre os vencedores regionais do concurso, sendo por isso candidata ao título de "fotografia do ano" a anunciar no próximo dia 17 de abril.

fotografias do ano
'Gabriel Medina, Paris 2024 Olympic Game' © Jerome Brouillet, Agence France-Presse

A seleção deste ano inclui um número maior de projetos vencedores, passando de 33 em 2024 para 42. Além disso, o formato regional da competição foi alargado com três vencedores por categoria em cada região, e um projeto de longo prazo premiado por região. Os temas abordados vão desde política, género e migração até conflitos e a crise climática.

fotografias do ano
'Four Storms, Ten Days' © Noel Celis, Associated Press

“Reunidas no cenário político e mediático em rápida mudança de 2024, as fotos convidam os espectadores a sair do ciclo noticioso e a olhar mais profundamente para histórias proeminentes e menos vistas de todo o mundo, bem como a rever eventos familiares. Estas obras mostram o poder do fotojornalismo autêntico e da fotografia documental, oferecendo espaço para a reflexão em tempos de urgência através da excelência visual e da dedicação à precisão”, lê-se no comunicado da organização.

Maria Abranches conquista prémio na categoria "Histórias"

Maria Abranches conquistou o prémio na categoria “Histórias”, na região Europa, com a reportagem "Maria" sobre a empregada doméstica e cuidadora Ana Maria Jeremias, "traficada de Angola para Portugal aos nove anos, sob falsas promessas de educação", como indica a apresentação do projeto na página do World Press Photo.

Na vida de Ana Maria "ecoa a experiência de inúmeras mulheres em toda a Europa", prossegue a memória descritiva do projeto, que acrescenta: "Passou mais de quatro décadas a trabalhar na casa de outras pessoas, o que constitui uma contribuição vital para as suas vidas diárias. Ao centrar-se na história de Ana Maria, a fotógrafa tem por objetivo incentivar a reflexão sobre privilégios, assim como honrar a sua vida e a de tantas outras mulheres como ela".

fotografias do ano
'Maria' © Maria Abranches

"Maria" é um trabalho desenvolvido no âmbito da 'masterclass' Narrativa, projeto do fotojornalista Mário Cruz. Maria Abranches optou pela fotografia documental e pelo fotojornalismo, para "destacar questões críticas, amplificar vozes marginalizadas e inspirar mudanças".

Destaques da seleção de 2025

As imagens vencedoras do concurso captam momentos impactantes em locais como Quénia, Myanmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, documentando protestos e manifestações. Também se destacam retratos inesperados de figuras políticas nos EUA e na Alemanha, bem como histórias humanas de resiliência, incluindo um adolescente transgénero nos Países Baixos, uma criança palestiniana que sofreu amputação devido a ferimentos em Gaza e uma jovem ucraniana traumatizada pela guerra.

fotografias do ano
'Beyond the Trenches' © Florian Bachmeier

Outros temas incluem a interação entre humanos e animais, com imagens de elefantes na Zâmbia e macacos na Tailândia, além dos efeitos das alterações climáticas em desastres registados no Peru, Brasil e Filipinas. 

Os vencedores foram selecionados entre 59.320 inscrições submetidas por 3.778 fotógrafos de 141 países. O júri global, liderado por Lucy Conticello, diretora de fotografia da revista M do Le Monde, destacou a importância das imagens premiadas para fomentar o debate público sobre os acontecimentos mundiais.

fotografias do ano
'Life and Death in a Country Without Constitutional Rights' © Carlos Barrera, El Faro, NPR

Os trabalhos vencedores serão exibidos em mais de 60 locais ao redor do mundo, com estreia na De Nieuwe Kerk, em Amesterdão, a partir de 18 de abril de 2025. Entre as cidades que receberão a exposição estão Londres, Roma, Berlim, Viena, Budapeste, Cidade do México, Rio de Janeiro, Montreal, Jacarta e Sydney.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta