O preço da prata atingiu novos máximos históricos esta segunda-feira (dia 1 de dezembro), aproximando-se dos 59 dólares por onça, impulsionado, segundo os analistas, pela expectativa da Reserva Federal (Fed) norte-americana reduzir as taxas de juro na sua reunião de dezembro.
De acordo com os dados da Bloomberg compilados pela agência espanhola EFE após o fecho dos mercados europeus, o preço da prata atingiu um novo máximo histórico de 58,84 dólares.
O máximo anterior tinha sido registado ao início desta manhã, quando tocou nos 57,03 dólares.
Posteriormente, às 18:20, os ganhos da prata abrandaram para 3%, sendo negociada a 58,25 dólares.
Daniel Marburger, presidente da plataforma online StoneX Bullion, explicou que as subidas do ouro e da prata se devem às expectativas de uma política monetária mais acomodativa, de um dólar mais fraco e de uma procura sustentada por parte dos bancos centrais.
Prevê ainda que a prata continuará a reduzir a sua relação com o ouro, impulsionada pelo ambiente macroeconómico e pela procura industrial.
Na passada sexta-feira, a prata atingiu um novo máximo de 56,50 dólares, superando o anterior recorde de 54,48 dólares estabelecido em outubro.
No acumulado do ano, a prata subiu mais de 90% e está a caminho de fechar o seu melhor ano desde 1979, quando valorizou 434,79%.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta