Governadores de bancos centrais apoiam independência da Fed
Governadores de bancos centrais internacionais, incluindo a presidente do BCE, Christine Lagarde, manifestaram recentemente a sua solidariedade para com a Reserva Federal dos EUA e o presidente, Jerome Powell, que enfrenta uma ação judicial considerada uma tentativa de intimidação.
Centeno e governador da Letónia: os candidatos preferenciais para BCE
O Parlamento Europeu considera Mário Centeno, ex-governador do Banco de Portugal, e Mārtiņš Kazāks, governador do banco central da Letónia, como "candidatos preferenciais para o cargo" de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que ficará disponível no final de maio.
Japão quer subir juros – e aprova orçamento recorde de 665 mil milhões
O governador do Banco do Japão reiterou a necessidade de querer manter a subida das taxas de juro para estabilizar a inflação em torno dos 2% e sustentar o crescimento dos salários, assinalando uma mudança gradual face a décadas deflação e de estagnação do salários. Esta intenção foi comunicada 24 horas antes de o Governo japonês aprovar um orçamento recorde para o próximo ano fiscal, com o objetivo de reforçar a despesa com defesa e segurança social, numa altura em que a inflação continua a pesar sobre o consumo e a alimentar receios quanto à dívida pública.
Banco central chinês volta a manter a taxa de juro de referência em 3%
O Banco Popular da China anunciou esta segunda-feira (22 de dezembro de 2025) que vai manter a taxa de juro de referência para empréstimos (LPR) a um ano em 3%, pelo oitavo mês consecutivo, em linha com as previsões dos analistas.
Banco do Japão sobe taxa de juro para valor mais elevado em 30 anos
O banco central do Japão aumentou esta sexta-feira (19 de dezembro de 2025) a taxa de juro referência para 0,75%, o nível mais elevado desde 1995, numa decisão já esperada pelos analistas, dada a inflação persistente e a crónica desvalorização do iene.
Banco de Inglaterra desce juros pela sexta vez para 3,75%
O Banco da Inglaterra desceu esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, em um quarto de ponto, para 3,75%, as taxas de juro no Reino Unido, para impulsionar a economia perante a queda da inflação e de um crescimento fraco.
Fed volta a descer juros em 25 pontos base pela 3ª vez este ano
A Reserva Federal (Fed) norte-americana voltou a reduzir as taxas de juro de referência em 25 pontos base esta quarta-feira, dia 10 de dezembro. Trata-se do terceiro corte dos juros nos EUA, deixando as taxas entre 3,50% e 3,75%.
Preço da prata atinge novo máximo histórico de 59 dólares
O preço da prata atingiu novos máximos históricos esta segunda-feira (dia 1 de dezembro), aproximando-se dos 59 dólares por onça, impulsionado, segundo os analistas, pela expectativa da Reserva Federal (Fed) norte-americana reduzir as taxas de juro na sua reunião de dezembro.De acordo com os dados d
Governo italiano propõe imposto de 12,5% sobre ouro de investimento
Novos desenvolvimentos sobre o possível imposto sobre o ouro detido por particulares estão a ser estudados pelo Governo italiano no âmbito da procura de novas fontes de financiamento para a Lei do Orçamento de 2026. Depois da hipótese de um imposto de 18% sobre o ouro de investimento, a taxa pontual para quem possui ouro de investimento sob a forma de lingotes, moedas ou joias sem documentação de compra poderá baixar para 12,5%, permitindo que, em caso de venda, apenas a mais-valia obtida seja tributada.
Bancos centrais aumentam reservas ouro em tempos de incerteza
Em todo o mundo, investidores estão a apressar-se para comprar ouro, depois de uma impressionante valorização de três anos impulsionada pelas compras dos bancos centrais, que despertou o interesse dos profissionais do setor financeiro e, também, do público em geral.
O ouro valorizou mais de 50% este ano, atingindo um recorde de 4.000 dólares (3.500 euros) por onça, o que o coloca a caminho de registar a sua melhor valorização desde 1979. As tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China esta semana deram ainda mais força à escalada.
Álvaro Santos Pereira nomeado governador do BdP e assume hoje funções
O economista Álvaro Santos Pereira, ex-ministro da Economia do Governo de Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP), foi esta sexta-feira (3 de outubro de 2025) designado governador do Banco de Portugal (BdP) pelo executivo de Luís Montenegro, para iniciar funções esta segunda-feira (6 de outubro de 2025).
Reserva Federal norte-americana corta juros em 25 pontos base
A Reserva Federal norte-americana (Fed) decidiu, esta quarta-feira (17 de setembro de 2025), cortar os juros em 25 pontos base, para um intervalo entre 4,00% e 4,25%, pela primeira vez desde dezembro de 2024, anunciou a instituição, no final de uma reunião de dois dias.
Banco Central da Rússia baixa a taxa de juro diretora para 17%
O Banco Central da Rússia decidiu esta sexta-feira (12 de setembro de 2025) reduzir as taxas de juro diretoras, para 17%, o terceiro corte da taxa de referência desde o máximo de 21% atingido entre outubro de 2024 e junho de 2025.
Guerra comercial com EUA paralisa juros nos bancos centrais do mundo
Vários bancos centrais do mundo decidiram manter as suas taxas de juro de referência inalteradas nas últimas semanas, desde o Japão ao Canadá , passando também pelo Banco Central Europeu e pela Fed norte-americana.
Powell desafia Trump: mantém juros e defende gastos nas obras da sede
O braço de ferro entre Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), e Donald Trump, Presidente dos EUA, está para durar. Contra todas as pressões vindas da Casa Branca, Powell decidiu manter as taxas de juro inalteradas esta quarta-feira, dia 30 de julho.
Banco central da China mantém juros em 3% após redução em maio
O Banco Popular da China (banco central) vai manter a sua taxa de juro de referência em 3%, após tê-la reduzido em maio, anunciou esta segunda-feira (dia 21 de julho) a instituição, atendendo assim às expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.Na atualização mensal divulgada no seu por
Juros do BCE e Fed afastam-se: como vai evoluir a política monetária?
O Banco Central Europeu (BCE) tem vindo a aliviar a sua política monetária, somando um total de quatro cortes de juros no primeiro semestre de 2025, deixando a taxa de referência dos depósitos em 2%.
China mantém taxa de juro em 3% após a ter reduzido em maio
O Banco Popular da China (banco central) vai manter a sua taxa de juro de referência em 3%, após tê-la reduzido em maio passado, anunciou a instituição, atendendo assim às expectativas dos analistas, que não esperavam nenhuma alteração.Na atualização mensal divulgada no seu portal, a instituição ind
Suiça baixa taxa de juro de referência para 0%
O Banco Nacional da Suíça decidiu cortar a taxa de juro de referência em 25 pontos, fixando-a agora em 0%.
Fed volta a manter juros após insultos de Trump
A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, pela quarta vez este ano, numa altura de incerteza sobre os impactos das tarifas e com críticas de Trump ao líder do banco central.
Banco central do Japão voltar a manter taxa de referência inalterada
O Banco do Japão manteve a taxa de referência inalterada e revelou um plano para abrandar a sua retirada do mercado obrigacionista a partir do próximo ano, sinalizando cautela após o aumento da volatilidade do mercado.O conselho do banco central japonês, liderado pelo governador Kazuo Ueda, manteve
África Ocidental baixa juros pela primeira vez desde 2020
O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), que inclui a Guiné-Bissau, baixou a taxa de juro de referência para 3,25%, a primeira descida desde 2020, num contexto de crescimento económico robusto.De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, que cita um comunicado do BCEAO
Banco central russo baixa juros pela 1.ª vez desde o início da guerra
O Banco Central da Rússia baixou esta sexta-feira, dia 6 de junho, as taxas diretoras pela primeira vez desde o primeiro ano da guerra, de 21% para 20%.“O conselho de administração do Banco Central da Rússia decidiu reduzir a taxa de juros em 100 pontos base para 20% ao ano”, disse o emissor, marcan
Fed e Banco Central da Noruega mantêm taxas de juro, Inglaterra corta
A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) e o Banco Central da Noruega decidiram manter as suas taxas de juro, enquanto o Banco de Inglaterra optou por aliviar a pressão sobre consumidores e empresas, reduzindo o preço do dinheiro.
China mantém taxa de juro de referência em 3,1% pelo 7º mês seguido
O banco central da China anunciou esta segunda-feira que vai manter a taxa de juro de referência a um ano (LPR, na sigla em inglês) em 3,1% pelo sétimo mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas.