A Europa sofreu vários atentados terroristas islamitas nos últimos anos, mas antes do ataque ao Charlie Hebdo, em França, apenas dois dos atentados tinham causado mais de dez vítimas mortais: um em Madrid (Espanha) e outro em Londres (Reino Unido). Este gráfico indica em que países europeus houve atentados terroristas que causaram pelo menos dez mortes entre 10 de setembro de 2001 e 15 de janeiro de 2015.
Radiografia do dia: O islamismo na Europa
Vários países europeus têm sido alvo de atentados terroristas, a maioria dos quais reivindicados por grupos com ligações a movimentos islâmicos. O massacre de ontem (dia 7) na sede do jornal francês “Charlie Hebdo” foi apenas mais um desses episódios, apesar de ter sido o mais mortífero: morreram 12 pessoas, entre eles dois polícias. Este gráfico mostra a evolução que o islão está a ter na Europa.
13 anos após o 11 de setembro: assim mudou o "skyline" de Nova Iorque desde os atentados terroristas (fotos)
Ontem, perto da hora de almoço de Portugal, fez 13 anos que o ocidente perdeu (de novo) a inocência. Tal como tinha acontecido quase 60 anos, quando o Japão atacou Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941, os EUA descobriram o quanto são vulneráveis da pior forma possível.
Sistema fiscal português continua longe da média da OCDE
O sistema fiscal português é o sexto menos competitivo entre os 38 países da OCDE, segundo o Índice de Competitividade Fiscal 2025 da Tax Foundation. Apesar de ter melhorado face ao ano anterior, subindo do 35.º para o 33.º lugar, Portugal continua entre os países com maior pressão fiscal e complexidade, sobretudo no que diz respeito à tributação das empresas e aos impostos sobre rendimentos elevados.
Impostos com habitação: IMI e IMT valem 80% da receita das autarquias
Os dois principais impostos relacionados com a habitação, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), valem 79,2% da receita fiscal dos municípios portugueses. E a tendência tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, com o IMT a ganhar cada vez mais terreno. Só em 2024 este imposto – é pago sempre que é realizada uma transação imobiliária – representou 42,7% do valor dos impostos diretos cobrados pelas autarquias
IMI 2025: última prestação é para regularizar até final de novembro
Se és proprietário de um imóvel em Portugal, este alerta é para ti: o prazo para pagar a última prestação do IMI termina no final de novembro. Muitos contribuintes esquecem-se deste detalhe, sobretudo quando o imposto é fracionado em várias parcelas ao longo do ano. Mas não o fazer pode sair caro – com juros, coimas e até risco de cobrança coerciva.
IUC 2026: atenção que há novos valores e prazos para entrar em vigor
O Imposto Único de Circulação (IUC) em Portugal está a passar por alterações significativas que entram em vigor em 2026. Estas mudanças visam simplificar o processo de pagamento e incentivar a renovação do parque automóvel. Neste artigo, vamos explicar-te quais são as mudanças, como estas te podem afetar e o que deves fazer para não ter surpresas com coimas ou juros de mora.
Falsas propostas de trabalho: alerta do Banco de Portugal sobre fraudes
Nos últimos meses, os telefonemas com supostas propostas de emprego multiplicaram-se em Portugal. São chamadas insistentes, muitas vezes a partir de números nacionais que nem sempre são identificados como spam. Prometem empregos atrativos ou oportunidades de investimento rápido em troca de um pagamento inicial.
Para poder comentar deves entrar na tua conta