Comentários: 0
13 anos após o 11 de setembro: assim mudou o "skyline" de Nova Iorque desde os atentados terroristas (fotos)

Ontem, perto da hora de almoço de Portugal, fez 13 anos que o ocidente perdeu (de novo) a inocência. Tal como tinha acontecido quase 60 anos, quando o Japão atacou Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941, os EUA descobriram o quanto são vulneráveis da pior forma possível.

Quatro aviões utilizados como destruição massiva por um grupo de terroristas de Al-Qaeda destruíram 3.000 vidas. E não apenas isso. Mudaram a política e a segurança mundial. Além disso, obrigaram Nova Iorque a reinventar o seu majestoso "skyline" depois da queda das Torres Gémeas.

Pelo menos sete edifícios colapsaram ou necessitaram de ser demolidos devido aos danos provocados pelo ataque ao World Trade Center. Durante cinco anos, o coração financeiro mundial permaneceu órfão, até que em 2006 começou a construção do novo complexo, agora também conhecido como "Freedom Tower".

Os seus 541 metros de altura presidem um novo centro de escritórios de Manhattan em que foram edificadas mais cinco torres, junto ao museu comemorativo dos atentados recém inaugurado e ao centro de transporte. Em 2018 este será o novo World Trade Center... se os atrasos nas obras e os numerosos problemas legais o permitirem.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade