Arrancou ontem o prazo oficial de entrega das declarações do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) relativas a 2014 em formato de papel. Nesta primeira fase, a entrega da declaração de IRS do ano passado aplica-se aos rendimentos das categorias A e H.
Apesar de o prazo ter começado oficialmente no dia 1 de março, na prática só a partir da passada segunda-feira é que foi possível entregar a declaração do imposto, uma vez que as repartições de Finanças estão encerradas ao domingo.
O prazo para a entrega do IRS dos rendimentos das categorias A e H em papel termina a 31 de março.
Quem quiser apresentar o IRS através do portal das Finanças, na internet, terá de esperar pelo próximo mês, em abril - o mesmo período que os trabalhadores independentes terão para entregar as suas declarações em formato papel, relembra o Expresso.
Maio é o mês reservado para a entrega através da internet do IRS de quem trabalho por conta própria e tem outros rendimentos, além de pensões e trabalho dependente.
Caso se observem atrasos na entrega das declarações, as multas para os contribuintes faltosos podem oscilar entre os 150 e os 3750 euros.
Já as Finanças têm até dia 31 de agosto para pagar os reembolsos a que os contribuintes têm direito. Os pagamentos começam um pouco antes, em junho.
Para poder comentar deves entrar na tua conta