Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IRS

Últimas notícias sobre "IRS" publicadas em idealista.pt/news

Novos escalões do IRS: mexidas só daqui a dois anos, confirma Governo

A criação de novos escalões de IRS e a “melhoria das taxas intermédias” - que têm efeitos diretos nos rendimentos mensais dos portugueses - só vão, afinal, acontecer em 2022. A confirmação foi dada, esta segunda-feira, dia 09 de dezembro de 2019, pelo Executivo de António Costa aos parceiros sociais, segundo revelou Carlos Silva, da UGT, à saída da reunião sobre o acordo sobre competitividade e rendimentos.

Notícia sobre:

IRS 2019: como ainda poupar até ao final do ano

O ano está a acabar, mas em matéria de IRS ainda há muito para fazer. Ou melhor, ainda há tempo para que todos os contribuintes possam validar os gastos no e-fatura e maximizar o valor do reembolso a receber no próximo ano. Deixamos-te algumas dicas sobre aquilo que ainda podes fazer para poupar.

Notícia sobre:

Fisco corrige IRS a 10.000 contribuintes e quer reaver 3,5 milhões de euros

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de 10 mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. Ou seja, os contribuintes abrangidos terão de devolver ao Fisco o dinheiro que receberam indevidamente, não havendo perdão fiscal.

Notícia sobre:

IRS dos senhorios: como calcular o efeito do englobamento dos rendimentos

O englobamento dos rendimentos prediais para efeitos de IRS, que agora ainda é facultativo, deverá passar a ser obrigatório. O Governo está a trabalhar para avançar no próximo ano com a medida, mas ainda não há certezas. Nas vésperas da apresentação da Proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), discutem-se eventuais alterações ao regime de tributação dos rendimentos, sendo por isso importante perceber o que vai mudar. A PricewaterhouseCoopers (PwC) preparou um artigo explicativo para o idealista/news, sustentado num conjunto de simulações de IRS que mostram de que forma esta medida vai agravar os impostos a pagar pelos contribuintes.

Notícia sobre:

Isenção de IRS deve subir em 2020 – contemplando quem ganhe novo salário minimo

Os contribuintes que recebam até 9.224,2 euros por ano (660 euros por mês, a dividir por 14) podem ficar isentos de IRS em 2020, devido à subida do mínimo de existência que decorrerá da atualização do Indexante de Apoios Sociais (IAS). Ou seja, quem ganhar o salário mínimo proposto pelo Governo para o próximo ano, 635 euros – a medida deve ser aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros –, continuará a não pagar IRS.

Notícia sobre:

Englobamento IRS: tudo o que está em causa na tributação dos rendimentos prediais

O englobamento dos rendimentos prediais no IRS é uma medida prevista no programa do Governo, que ainda está a ser estudada. O tema está a incendiar os ânimos no setor e por isso decidimos preparar um guia explicativo sobre o tema.

Notícia sobre:

IRS de senhorios: englobamento obrigatório também vai afetar rendimentos médios

O englobamento dos rendimentos prediais no IRS poderá prejudicar, também, os contribuintes com rendimentos médios. Para um salário de médio bruto 1.000 e rendimentos prediais no mesmo valor o imposto a cobrar já será penalizador. O mesmo acontecerá em quase todos os casos em que os rendimentos superam os 2.500 euros.

Notícia sobre:

Mediadores contra englobamento obrigatório dos rendimentos prediais no IRS dos senhorios

A possibilidade de englobar os rendimentos prediais para efeitos de IRS, algo que atualmente é facultativo, deverá passar a ser obrigatório. O que significa um agravamento da fatura fiscal dos proprietários, avisa o presidente da APEMIP, Luís Lima.

Notícia sobre:

IRS 2020: novo impresso com campo para contratos de arrendamento com taxa reduzida

Os contribuintes com rendimentos de casas arrendadas vão contar com um novo modelo de IRS quando chegar a hora de preencher a declaração em 2020. A nova versão do impresso, que vai vigorar no próximo ano, conta com um campo para que se aplique a redução da taxa especial IRS de 28%, de que podem beneficiar os senhorios que optem por não englobar este rendimento aos restantes.

Notícia sobre:

IRS dos senhorios: englobamento obrigatório a caminho traz agravamento de impostos

O englobamento dos rendimentos prediais para efeitos de IRS, que agora ainda é facultativo (cada contribuinte pode optar), deverá passar a ser obrigatório. Se a medida avançar, alguns proprietários irão sentir um agravamento na fatura fiscal.

Notícia sobre: