Comentários: 0

Os empréstimos bancários, nomeadamente o crédito à habitação, estão a beneficiar das baixas taxas a que a banca nacional se financia junto do BCE. A maioria dos portugueses vê assim a sua prestação da casa a reduzir-se significamente. Mas nem tudo são rosas. O reverso da medalha é que as baixas taxas também afetam os depósitos a prazo. E há já bancos a oferecer 0% de rentabilidade nas poupanças. 

Este é o mínimo legal permitido pelo Banco de Portugal. "Agora que conseguem financiar-se junto do BCE a taxas muito baixas, os bancos não têm interesse em captar poupanças de curto prazo e "empurram os clientes para outras alternativas", explica Filipe Garcia, economista da IMF, citado pelo Dinheiro Vivo.

Banif, BPI e Novo Banco são, para já, os três bancos com depósitos a 0%. Mas, nos preçários de março, várias instituições bancárias voltaram a descer as remunerações que estão dispostas a pagar para que os clientes depositem o dinheiro nos seus cofres, escreve o jornal.

Nos prazos mais curtos, até as melhores taxas são bastante baixas. O melhor que consegue é 0,9% (ActivoBank). A maior parte propõe remunerações próximas de zero.

Em média, um depósito de 5000 euros a um ano rende 0,7% líquidos, ou seja, tanto quanto a inflação para este ano. Ou seja, boa parte dos depósitos atuais deverá proporcionar rendimentos reais negativos, especialmente nas grandes instituições, que têm atualmente taxas bastante baixas, alerta a Deco, também referida pelo Dinheiro Vivo.


 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade