Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

BCE

Últimas notícias sobre "BCE" publicadas em idealista.pt/news

Empréstimos da casa em Portugal são quase 50% mais caros do que na zona euro

Os portugueses nunca pagaram tão pouco pelo crédito à habitação. No entanto, o custo dos novos empréstimos para a compra de casa em Portugal é atualmente muito mais elevado (47%) do que na zona euro. Em sentido contrário ao verificado na média dos restantes países da moeda única, a taxa de anual de encargos efetiva global (TAEG) tem vindo a subir a nível nacional: fixou-se em agosto nos 2,7%, contra 1,84% de média europeia.

Notícia sobre:

Bancos europeus de boa saúde para resistir a nova crise, diz BCE

A grande maioria dos bancos da zona euro tem “posições de liquidez cómodas”. Esta é a conclusão do exercício que o Banco Central Europeu (BCE) realizou este ano aos 103 bancos que supervisiona diretamente.

Notícia sobre:

Mario Draghi diz que é hora dos governos também ajudarem a economia

O BCE anunciou o corte da taxa de depósito para -0,5% e lançou um ambicioso pacote de medidas para tentar estimular a economia. Mas tais medidas podem ser insuficientes, avisou Mario Draghi, presidente do BCE, lembrando que os governos têm de começar a ajudar.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em julho com ajuda de Draghi - como vai ser com Lagarde?

O mês que acaba de arrancar veio com boas notícias para muitas das famílias que têm um crédito à habitação. O valor da prestação a pagar ao banco pelos clientes com empréstimos da casa, indexados às Euribor a três e a seis meses, desce agora em julho, face às últimas revisões. Esta revisão em baixa foi influenciada pela intenção de Mário Draghi, recentemente manifestada em Sintra, de introduzir novos estímulos à economia, incluindo a descida dos juros, o que acabou por arrastar as Euribor para novos mínimos históricos. 

Notícia sobre:

Famílias ganham "bónus" do BCE de mais juros negativos na prestação da casa

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) deu um novo sinal de que está determinado a estimular a economia internacional. Face a sinais de arrefecimento, Mário Draghi admitiu avançar com novas medidas e até descer juros.

Notícia sobre:

BCE adia subida de juros por causa da economia - como afeta isto o crédito à habitação e o imobiliário?

O BCE voltou a sacar da artilharia pesada para enfrentar o abrandamento económico da zona euro e vai manter as taxas de juro nos mínimos atuais até, pelo menos, final do ano. Isto significa que o preço do dinheiro vai manter-se em 0,0%.

Notícia sobre:

Achas que sabes tudo sobre o euro? Testa os teus conhecimentos...

As notas e moedas do euro entraram em circulação a 1 de janeiro de 2002, mas a moeda única está prestes a celebrar 20 anos, um feito que será alcançado já dia 1 de janeiro de 2019. Para assinalar a data, o Banco Central Europeu (BCE) lançou um desafio, que tem como objetivo testar os conhecimentos sobre a moeda. Será que sabes tudo sobre o euro?

Notícia sobre:

Prestação da casa segue em baixa: juros em terreno negativo até 2020, diz BCE

Boas notícias para quem tem de pagar um empréstimo ao banco pela compra de casa. Os indexantes que servem de base à grande maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal vão continuar em níveis baixos durante pelo menos mais dois anos, segundo as previsões do BCE. As taxas só deverão voltar a terreno positivo no final desse ano. 

Notícia sobre:
Danièle Nouy, presidente do Conselho de Supervisão do BCE, alerta para perigos das taxas de juro variáveis / Gtres

BCE avisa que a próxima crise internacional estará ligada ao mercado imobiliário

Uma nova crise internacional vai rebentar. Desconhece-se onde e quando, mas sabe-se que vai acontecer e estará relacionada com o mercado imobiliário. Quem o diz é a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE). Danièle Nouy assegura, porém, que os bancos "estão melhor preparados" para enfrentá-la do que há uma década. A grande preocupação do momento são as taxas de juro variáveis.

Notícia sobre: