Comentários: 0

Portugal vai voltar a passar pelo crivo das agências de rating e a norte-americana Moody's será a primeira este ano a pronunciar-se sobre o país, devendo atribuir uma nova à República Portuguesa ainda em meados do corrente mês de janeiro.

De acordo com o calendário da atualização dos 'ratings' previsto para 2016, citado pela Lusa, a Moody's irá olhar para Portugal a 15 de janeiro, reavaliando a evolução da situação económica e financeira do país mais duas vezes ao longo do ano: a 06 de maio e a 02 de setembro.

A Fitch, de acordo com a agência de notícias, deverá analisar a situação de Portugal a 04 de março e depois a 19 de agosto, a Standard and Poor's prevê atualizar o 'rating' atribuído a Portugal a 18 de março e a 16 de setembro e a DBRS deverá pronunciar-se a 29 de abril e a 21 de outubro.

Só a DBRS, a agência de 'rating' canadiana, avalia a dívida de Portugal como sendo de investimento, de BBB ('low'), considerando as três maiores entidades que a dívida pública de Portugal ainda está num grau de 'lixo'.

A Fitch avalia dívida pública portuguesa em BB+ com perspetivas positivas, o que indica que pode haver uma revisão em alta no curto prazo, a Moody's atribui uma nota de Ba1 e a Standard and Poor's de BB+, sendo as perspetivas destas duas últimas estáveis.

As agências de 'rating' passaram a ter de divulgar no final de cada ano o calendário para o ano seguinte, respeitando assim a diretiva 462/2013 da Comissão Europeia, que determina que as atualizações dos 'ratings' soberanos sejam publicadas a uma sexta-feira e apenas depois do fecho do mercado, por forma a reduzir os riscos de volatilidade do mercado.

No entanto, as agências de notação financeira podem desviar-se das datas definidas desde que expliquem essa alteração e que isso não se torne frequente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta