Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Economia portuguesa

Últimas notícias sobre "Economia portuguesa" publicadas em idealista.pt/news

Governo quer Banco de Fomento a funcionar no final do ano

Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, quer o Banco Português de Fomento (BPF) a funcionar no final do ano, depois da sua criação ter sido aprovada pela Comissão Europeia. “O nosso objetivo é termos o Banco de Fomento plenamente operacional no final do ano, e para ser um protagonista daquilo que vão ser as necessidades muito importantes de financiamento que vamos ter durante o próximo ano, para apoiar um processo de retoma que queremos muito vigoroso”, refere o responsável.

Notícia sobre:

Ajudas a empresas na reabertura da economia: IAPMEI tem mais 10,6 milhões para dar

O IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. já aprovou 10,6 milhões de euros em apoios ao abrigo do programa Adaptar Microempresas, tendo ajudado 3.465 empresas. Os apoios começaram a ser liquidados segunda-feira (25 de maio de 2020), tendo sido já dadas ordens de pagamento no valor de 1,2 milhões de euros.

Notícia sobre:

Futuro pós-Covid-19: empresários temem surgimento de novo surto pandémico

A pandemia do novo coronavírus promete deixar feridas abertas que vão demorar algum tempo a sarar, nomeadamente na atividade económica e financeira a nível nacional e mundial. As empresas estão preocupadas com o prolongamento da recessão global e temem, por exemplo, a existência de novos focos da Covid-19. 

Notícia sobre:

Como estão os bancos a encarar os impactos da Covid-19 em Portugal

A pandemia do novo coronavírus vai ter um forte impacto nas contas dos bancos em 2020, isto apesar de haver ainda uma grande incerteza. “O cenário de uma pandemia e os seus severos impactos, designadamente económicos eram, até há pouco, contemplados como remotos”, alerta a Caixa Geral de Depósitos (CGD). 

Notícia sobre:

Economia reabre a três passos em Portugal: as datas a ter em conta

O Estado de Emergência III está em vigor até sábado (2 de maio) e será, ao que tudo indica, o último declarado pelo Presidente da República na sequência da pandemia do novo coronavírus. Significa isto que o país se prepara agora para uma reabertura faseada da economia. Reabertura essa que terá três fases: 4 de maio, 18 de maio e 1 de junho. Fica a saber quais são os planos de Portugal – o Governo anuncia-os esta quinta-feira (30 de abril) – e de outros países para o pós-Covid-19.

Notícia sobre:

Como resistem as empresas à pandemia? As que têm perfil exportador reagem melhor

As empresas com perfil exportador estão a resistir melhor ao impacto económico da pandemia do novo coronavírus quando comparadas com as que não têm essa vocação. Esta é uma das conclusões a retirar do inquérito semanal do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco de Portugal (BdP), divulgado esta terça-feira (28 de abril de 2020), que acompanha o impacto da Covid-19 nas empresas.

Notícia sobre:

Portugal tem a terceira inflação mais baixa da UE em outubro

A taxa de inflação anual recuou em outubro para 0,7% na Zona Euro e para 1,1% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a terceira menor e negativa (-0,1%), encontrando-se apenas atrás de Grécia (-0,3%) e Chipre (-0,5%). 

Notícia sobre:

"A crise ainda não passou", considera mais de metade dos portugueses

Mais de metade dos portugueses considera que a crise não passou, mantendo a desconfiança e insegurança - que condicionam depois os comportamentos de consumo e poupança. O desemprego é uma das maiores preocupações.

Notícia sobre:

Indústria do luxo vale 5% do PIB e é das mais reputadas em Portugal

É uma indústria em ascensão e que continua a dar cartas em Portugal. Falamos da indústria do Luxo, líder dos setores mais reputados do país. Estima-se que em Portugal possa valor 5% do PIB.

Notícia sobre:

Portugueses estão mais pobres que há 20 anos – a culpa é do euro?

Os portugueses estão hoje mais pobres face aos países da moeda única do que há 20 anos, altura em que o país trocou os escudos por euros. Um dos problemas do país está na produtividade e crescimento deficiente da economia, avisa o BdP.

Notícia sobre: