euribor

"É prematuro" falar de uma descida das taxas do BCE, diz Guindos

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, sublinhou o abrandamento da taxa de inflação na zona euro, refletido nos últimos dados "positivos", embora estes não sejam suficientes para alterar o rumo da política monetária, pelo que "é prematuro falar de uma redução das taxas".
Poder de compra sobe em Portugal

Poder de compra em Portugal sobe para 78,7% da média europeia em 2022

Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), situou-se em 78,7% da média da União Europeia (UE), segunda dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira (14 de dezembro de 2024). Trata-se de um valor superior em 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado em 2021 (75,3%).
Crescimento do PIB de Portugal

PIB de Portugal a subir até 2028 – é 11º entre 20 países da Zona Euro

O PIB de Portugal deverá crescer 16% entre 2019, ano imediatamente anterior ao aparecimento da pandemia, e 2028, o que coloca o país no 11º lugar do ranking da Zona Euro, ou seja, entre 20 países. Alargando o espetro, a economia nacional ocupa a posição 138, entre 190 países analisados a nível mundial. Em causa estão projeções recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Evolução trimestral do PIB

PIB português foi o segundo que mais cresceu na UE face a 2022

No segundo trimestre, a economia portuguesa foi uma das que mais cresceu na União Europeia (UE) face ao período homólogo, sendo apenas destronada pela economia irlandesa. Na variação em cadeia, ou seja, no segundo trimestre em relação ao primeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal estagnou, colocando o país na sétima posição entre os 12 Estados-membros da UE com dados já disponíveis. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Exportações em Portugal

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% num ano em Portugal

Em maio de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,9% e 4,1%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado, destacando-se as quebras nas exportações de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis. "Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas “Estatísticas do Comércio Internacional”, divulgadas esta segunda-feira (10 de julho de 2023).