Comentários: 0

A isenção automática do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e da qual têm beneficiado emigrantes e estrangeiros, continua em vigor, mas a Autoridade Tributária tem agora em curso um plano de ação que visa corrigir as situações indevidas. Em causa estão 132 mil contribuintes sem rendimentos em Portugal, sendo que as Finanças emitiram já notas de liquidação corretivas referentes a quase 40 mil imóveis.

O objetivo desta medida de ação é recuperar 57 milhões de IMI que foram indevidamente isentados, tal como conta o Negócios, dando a conhecer que a Autoridade Tributária já emitiu notas de liquidação corretivas para 39.599 imóveis, que abrangem 132.433 contribuintes.

Milhares de contribuintes estrangeiros e emigrantes com imóveis em Portugal estão, tal como adiantou o jornal na segunda-feira, a usufruir de uma isenção no pagamento do IMI pelo facto de não terem rendimentos em Portugal. O problema começou este ano com o início das isenções de IMI estão a ser atribuídas de forma automática pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Estão isentos deste imposto os contribuintes que possuam imóveis para "habitação própria e permanente" com um valor patrimonial tributário (VPT) até 66.500 euros e com rendimentos anuais até 15.295 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta