O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um imposto municipal que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. Entrou em vigor em 2003 e sofreu alterações em 2017 com a criação do imposto adicional ao IMI.

pagar IMI

IMI 2022: atenção às prestações a pagar até final de novembro

Se és dos contribuintes que paga o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) em prestações, sabe que até ao final de novembro é preciso acertar contas com o Fisco nesta matéria. Durante este mês está a pagamento a 2ª prestação, se superior a 100 euros ou inferior a 500 euros, ou da 3ª prestação, se superior a 500 euros.
IMI sobe para imóveis devolutos: aumentou este ano para 10.544 prédios

IMI sobe para imóveis devolutos: aumenta este ano para 10.544 prédios

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aumentou para muitos proprietários este ano, com referência a 2021, nomeadamente para os que têm imóveis devolutos ou em ruínas. Os números mais recentes mostram que foram 10.544 os prédios urbanos que viram o IMI crescer devido ao facto de estarem devolutos, o mesmo acontecendo com outros 3.796 imóveis que estão em ruínas. Trata-se de um ligeiro aumento em termos anuais: 14.349 prédios em 2021 e 13.878 no ano anterior.
impostos

Imobiliário: OCDE recomenda mais IMI e menos impostos na venda

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) defende o reforço dos impostos anuais sobre os ativos imobiliários, de que é exemplo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), de modo a melhorar a eficácia, efetividade e equidade da tributação da habitação.
impostos imobiliário

Receitas do IMI e IMT engordam cofres do Estado

As receitas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas de Imóveis (IMT) continuam a engordar os cofres do Estado, espelho do dinamismo que o mercado imobiliário português tem vivido nos últimos anos.
Subida do IMI

Subir IMI e limitar crédito habitação: FMI quer por Portugal a crescer

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma análise detalhada à economia portuguesa e publicou um guia para que o Governo português consiga consolidar as contas públicas sem comprometer o crescimento económico. No que diz respeito ao mercado imobiliário, o FMI recomenda a subida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sublinha a importância de acautelar a subida dos preços das casas e ainda introduzir novas exigências de forma a limitar (ainda mais) os créditos habitação.
VPT e IMI de terrenos de construção

IMI: pedido para alterar área de construção obriga a rever imposto

O proprietário de um terreno que tenha o alvará de loteamento e que decida alterar a área máxima de construção autorizada deverá avisar o município disso mesmo, sendo também necessário avisar o Fisco. Porquê? Para que o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel seja revisto, o que por sua vez terá impacto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar. Um cenário que se coloca mesmo antes da construção avançar.
Cobrança de IMI em Portugal

IMI: edifícios afetos a pecuária deixam de ser avaliados

Os edifícios afetos à produção de rendimentos pecuários passam a não ser avaliados para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) tal como sucede para os afetos à produção de rendimentos agrícolas ou silvícolas, segundo uma proposta de alteração ao Orçamendo do Estado para 2022 (OE2022) aprovada esta quinta-feira (25 de maio de 2022).
Casa de Abramovich em Portugal

Abramovich não paga IMI da casa de luxo que tem no Algarve

A polémica em torno da moradia de luxo de Roman Abramovich na Quinta do Lago, no Algarve, parece não ter fim à vista. A construção do imóvel, que o Governo congelou ao ex-presidente do Chelsea – por integrar a lista de oligarcas russos sancionados pela União Europeia (UE) na sequência da guerra na Ucrânia –, terá terminado em 2021, mas o mesmo continua registado no Fisco como “terreno para construção”. Significa isto que Abramovich estará a fugir ao pagamento de impostos. 
coeficientes de localização do IMI

IMI: Governo adia revisão dos coeficientes de localização

O Governo vai adiar a revisão dos coeficientes de localização, que servem de referência na determinação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis e podem, por isso, influenciar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar pelos proprietários. O secretário de Estado dos Assunto Fiscais, António Mendonça Mendes, explica que o Executivo avançará para um novo zonamento assim que estiver “mais estabilizada” a situação atual.
Pagar o IMI 2022

Pagar o IMI em 2022: tudo sobre os prazos e regras

Maio é o mês do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Trata-se de um imposto que é pago todos os anos e que incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal, cuja receita reverte para os respetivos municípios.
Pagar IMI

OE2022: segunda avaliação da casa vai contar para o IMI

Há mudanças à espreita no que diz respeito ao cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). De acordo com a nova proposta de Orçamento de Estado de 2022 (OE2022), daqui em diante uma segunda avaliação do imóvel vai contar para calcular o IMI a pagar, algo que até agora não acontecia.
IMI familiar

IMI familiar: a tua autarquia dá desconto a famílias com filhos?

Um total de 264 municípios aderiu este ano ao IMI familiar, número que traduz uma subida de 4% face aos que no ano passado decidiram atribuir uma redução do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) às famílias com dependentes.De acordo com a informação que pode ser consultada no Portal das Finanças,