Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)

O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um imposto municipal que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. Entrou em vigor em 2003 e sofreu alterações em 2017 com a criação do imposto adicional ao IMI.

IMI agravado apenas para frações devolutas em prédios verticais já em vigor

Os proprietários que tenham imóveis em propriedade vertical devolutos vão continuar a ser penalizados na hora de pagar o IMI. Mas este agravamento aplica-se somente às frações que estejam abandonadas e não à totalidade dos prédios, segundo uma alteração ao Código do IMI que entra em vigor esta terça-feira, dia 01 de outubro de 2019.

Notícia sobre:

Atenção proprietários: prazo para pagar AIMI termina hoje

O AIMI é pago de uma única vez durante o mês de setembro. Quer isto dizer que os proprietários de imóveis destinados à habitação ou de terrenos de construção com um valor patrimonial superior a 600 mil euros têm até hoje para liquidar o imposto.

Notícia sobre:

Senhorios com rendas antigas vão recuperar desconto no IMI

Quem tiver casas arrendadas com contratos antigos e rendas baixas vai poder beneficiar de um desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A alteração à lei entra em vigor a 1 de outubro de 2019.

Notícia sobre:

IMI a subir em 2020? Proposta dos novos coeficientes de localização começa a ser analisada

A Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos (CNAPU) irá começar a analisar no dia 12 de setembro a proposta de revisão dos coeficientes de localização que servem de referência na determinação do VPT e valor a pagar de IMI.

Notícia sobre:

Pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis disparam à boleia da dinâmica de mercado

O Portal das Finanças recebeu este ano 28.200 pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis para efeitos de IMI – mais do dobro do que as 13.562 declarações registadas ao longo de todo o ano de 2018.

Notícia sobre:

Alerta proprietários: AIMI tem de ser pago até ao final deste mês

O prazo para o pagamento do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) já arrancou. Os proprietários têm agora um mês, até 30 de setembro, para regularizar o pagamento deste imposto.

Notícia sobre:

Atenção proprietários: prazo para pagar 2ª tranche do IMI acima de 500 euros termina amanhã

Os proprietários que pagam um Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 500 euros – e que não pagaram a totalidade da fatura em maio – têm até amanhã, 31 de agosto, para liquidar a segunda prestação ao Fisco.

Notícia sobre:

450 mil proprietários pagaram totalidade do IMI em maio dando bónus antecipado às autarquias

Pela primeira vez, os proprietários puderam pagar o IMI na totalidade, em maio, mesmo que o valor excedesse os 100 euros da primeira prestação. Houve 450.000 proprietários a optar por essa solução.

Notícia sobre:

Isenção do IMI já pode ser solicitada pelas lojas com história em Braga

Os estabelecimentos comerciais de Braga abrangidos pelo programa "Lojas com História" já se podem candidatar, junto da Câmara Municipal, à isenção de IMI. O prazo decorre até 30 de novembro de 2019.

Notícia sobre: