Já são conhecidas as novas tabelas de retenção do IRS para 2019. O diploma, publicado em Diário da República, determina que quem recebe um salário ou pensão até 654 euros fica isento de qualquer retenção para efeitos de imposto. O idealista/news preparou uma calculadora que te permite apurar o valor do salário mensal líquido com que podes contar.
As tabelas terão, contudo, efeitos retroativos. A maioria dos salários e pensões de janeiro já foram processados, ou mesmo pagos, o que quer dizer que os cálculos foram feitos de acordo com as tabelas do ano anterior. Os valores deverão assim ser corrigidos até ao final de fevereiro.
“As situações em que o processamento dos rendimentos foi efetuado em data anterior à da entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de IRS e o pagamento ou a colocação à disposição venha a ocorrer já na sua vigência, no decurso do mês de janeiro, devem as entidades devedoras ou pagadoras proceder, até final do mês de fevereiro de 2019, aos acertos decorrentes da aplicação àqueles rendimentos das novas tabelas de 20192, lê-se no despacho do Ministério das Finanças.
Segundo informação da tutela, as novas tabelas – que podes consultar aqui – corrigem ainda as situações em que a retenção na fonte deixava os contribuintes com rendimento líquido disponível anual inferior ao mínimo de existência.
Para poder comentar deves entrar na tua conta