Comentários: 0
Juros de empréstimos e desvalorização de imóveis fora das deduções de rendas
Photo by Icons8 team on Unsplash

Na hora de prestar contas, os proprietários com casas arrendadas têm habitualmente dúvidas sobre que gastos podem, afinal, deduzir. Agora o Fisco veio esclarecer que as depreciações dos imóveis e os juros dos empréstimos contraídos para adquirir os imóveis estão fora deste âmbito e que apenas as despesas com os seguros são elegíveis para a determinação dos rendimentos prediais líquidos.

O esclarecimento da Autoridade Tributária e Aduaneira, dado numa informação vinculativa publicada esta quinta-feira no Portal das Finanças e citada pelo Lusa, resulta de uma dúvida fiscal colocada por uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

A Instituição em causa queria assegurar-se da possibilidade de, na determinação dos seus rendimentos prediais, serem considerados os valores relativos às depreciações dos imóveis, dos seguros e os juros pagos nos empréstimos destinados à aquisição dos imóveis que estavam na origem dos mesmos rendimentos.

As Finanças declaram, contudo, que a legislação em vigor exclui do conjunto de gastos dedutíveis aos rendimentos prediais os que têm natureza financeira, as depreciações e também as despesas com mobiliário e eletrodomésticos.

Ou seja, apenas as despesas com os seguros são elegíveis para a determinação dos rendimentos prediais líquidos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade