Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Senhorios

Últimas notícias sobre "Senhorios" publicadas em idealista.pt/news

Proprietários e inquilinos em uníssono: congelar rendas não é solução; problema é falta de oferta

O congelamento de rendas, adotado em Berlim, não é a solução indicada para o mercado luso, concordam proprietários e inquilinos, em linha com o Governo. O problema é a falta de oferta. Resolve-se com mais incentivos ao mercado e casas promovidas pelo Estado.

Notícia sobre:

Taxas de IRS reduzidas para arrendamentos de longa duração com pouca adesão

A nova lei que estipula taxas de IRS reduzidas em função da duração dos contratos de arrendamento está a ter aproveitamento reduzido: de um total de 245.072 novos arrendamentos para habitação que os senhorios registaram no portal e-arrendamento em 2019, ano em que a lei entrou em vigor, só em 25.056 é que o prazo de duração declarado ultrapassou os dois anos, o equivalente a 13,5%.

Notícia sobre:

Senhorios sem recibos eletrónicos têm de fazer comunicação anual de rendas até final do mês

Os proprietários que tenham casas arrendadas e que, em 2019, não tenham emitido recibos eletrónicos de rendas através do Portal das Finanças têm até final de janeiro efetuar junto do Fisco a comunicação anual de rendas recebidas. Em causa está a entrega da declaração Modelo 44, que pode ser feita em papel ou online.

Notícia sobre:

Guia para senhorios: como usar a caução para proteger-se de inquilinos incumpridores

Quando existem situações de incumprimento num contrato de arrendamento, por parte dos inquilinos, há ferramentas que o senhorio pode acionar para se proteger. Uma delas é o uso da caução, prevista no artigo 1076° do Código Civil, como garantia ao senhorio. Neste artigo analisamos a forma como o senhorio pode fazer uso da caução para se proteger de inquilinos incumpridores.

Notícia sobre:

Desconto no IMI: senhorios com mais tempo para entregar declaração; prazo até 15 de fevereiro

Os senhorios que pretendam aderir ao regime especial que limita o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) - impedindo que este supere o rendimento das rendas - vão poder apresentar a declaração de rendas entre 1 de janeiro e 15 de fevereiro de 2020, e ter assim mais tempo para preencher os requisitos de adesão a este benefício fiscal.

Notícia sobre:

IRS dos senhorios: como calcular o efeito do englobamento dos rendimentos

O englobamento dos rendimentos prediais para efeitos de IRS, que agora ainda é facultativo, deverá passar a ser obrigatório. O Governo está a trabalhar para avançar no próximo ano com a medida, mas ainda não há certezas. Nas vésperas da apresentação da Proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), discutem-se eventuais alterações ao regime de tributação dos rendimentos, sendo por isso importante perceber o que vai mudar. A PricewaterhouseCoopers (PwC) preparou um artigo explicativo para o idealista/news, sustentado num conjunto de simulações de IRS que mostram de que forma esta medida vai agravar os impostos a pagar pelos contribuintes.

Notícia sobre:
Photo by Maria Ziegler on Unsplash

O senhorio não quer devolver a caução de uma casa arrendada? O que lhe pode acontecer

Arrendar hoje em dia uma casa não é tarefa fácil para quem é inquilino. Há pouca oferta, as rendas subiram e, além disso, há senhorios que pedem altos valores a título de caução, complicados de garantir por muitas famílias. E o pior acontece quando, terminados os contratos, esse dinheiro não é devolvido aos arrendatários. Hoje explicamos as consequências para os senhorios infratores e como é que os inquilinos se podem defender.

Notícia sobre:

Englobamento IRS: tudo o que está em causa na tributação dos rendimentos prediais

O englobamento dos rendimentos prediais no IRS é uma medida prevista no programa do Governo, que ainda está a ser estudada. O tema está a incendiar os ânimos no setor e por isso decidimos preparar um guia explicativo sobre o tema.

Notícia sobre:

IRS de senhorios: englobamento obrigatório também vai afetar rendimentos médios

O englobamento dos rendimentos prediais no IRS poderá prejudicar, também, os contribuintes com rendimentos médios. Para um salário de médio bruto 1.000 e rendimentos prediais no mesmo valor o imposto a cobrar já será penalizador. O mesmo acontecerá em quase todos os casos em que os rendimentos superam os 2.500 euros.

Notícia sobre: