
A partir desta sexta-feira, dia 1 de abril de 2022, os contribuintes já podem entregar a declaração anual de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos de 2021. O Governo já veio dizer que pretende retomar os prazos de reembolsos do IRS que estavam a ser praticados antes da pandemia. Assim, o prazo médio do pagamento do reembolso deverá rondar os 17 dias, mas quem optar pelo IRS automático receberá o montante mais rápido: 12 dias.
Os contribuintes que aderirem ao IRS automático (com declaração pré-preenchida) serão reembolsados em 12 dias, enquanto aqueles que tiverem de fazer o IRS manual terão um prazo de 19 dias para os reembolsos do IRS, segundo adiantou fonte do Ministério das Finanças ao Correio da Manhã (acesso pago). O objetivo do Governo é, por isso, reembolsar toda a gente num prazo médio de 17 dias.
O prazo para entregar a declaração anual do IRS ao Fisco termina a 30 de junho de 2022, e é feita exclusivamente online, através do Portal das Finanças. Os contribuintes têm três meses para acertar contas com o Estado.
Prazos de pagamento dos reembolsos do IRS nos últimos anos
- Em 2019, os reembolsos começaram a ser processados em menos de 10 dias depois do arranque da campanha.
- Já em 2020, o Fisco começou a processar os primeiros reembolsos 21 dias depois de ter arrancado o prazo da entrega da declaração, mas conseguiu estabilizar e acelerar o ritmo de pagamentos pouco tempo depois.
- Em 2021, os montantes começaram a ser pagos cerca de duas semanas depois do arranque da campanha.
Para poder comentar deves entrar na tua conta