reembolso irs

Reembolsos do IRS já estão a ser pagos: quanto tempo demoram a chegar?

A campanha de IRS 2023 arrancou no passado dia 1 de abril e os contribuintes têm três meses para acertar as contas com o Estado, podendo entregar a declaração anual de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos de 2022, até 30 de junho. Para quem tem dinheiro a receber, a pergunta é sempre a mesma: quanto demora o reembolso do IRS a chegar? O Ministério das Finanças revelou que os primeiros reembolsos começam a chegar esta quinta-feira (13 de abril de 2023) às contas bancárias dos contribuintes.
reembolsos IRS

Reembolsos do IRS: Governo garante pagamentos em 12 dias

A partir desta sexta-feira, dia 1 de abril de 2022, os contribuintes já podem entregar a declaração anual de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos de 2021. O Governo já veio dizer que pretende retomar os prazos de reembolsos do IRS que estavam a ser praticados antes da pandemia.
Reembolso do crédito habitação

Reembolso antecipado do crédito habitação: como funciona?

São muitos os portugueses que pedem dinheiro empestado ao banco para comprar casa. O negócio do crédito habitação está, de resto, em alta, sendo este um financiamento, muitas vezes, de longa duração. Mas se uma pessoa quiser liquidar o crédito porque vai, por exemplo, mudar de emprego e, por isso mesmo, sair do país, o que é preciso fazer? É possível efetuar o reembolso antecipado? Como funciona este processo? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Beneficiar de descontos do IVAucher com MBWay

Como beneficiar do IVAucher? Descontos podem ser aproveitados com MBWay

Quem quiser beneficiar dos descontos que acumulou ao abrigo do programa IVAucher – o período para acumular saldo terminou dia 31 de agosto de 2021 – também poderá utilizar a aplicação (app) para smartphones MBWay, desde que o cartão bancário associado seja de um banco aderente. A expectativa do Ministério das Finanças é que todas as entidades sejam incluídas, ou seja, que todas adiram, entretanto, ao programa IVAucher. 
Espetáculos adiados em tempos de pandemia: tenho direito a ser reembolsado?

Espetáculos adiados em tempos de pandemia: tenho direito a ser reembolsado?

Muitos espetáculos foram cancelados ou adiados devido à pandemia da Covid-19. Será que os consumidores com bilhetes para espetáculos ou festivais inicialmente agendados para 2020 e que apenas se realizem em 2022 podem pedir a devolução do preço do ingresso? Explicamos-te tudo sobre os pedidos de reembolsos para este tipo de eventos no artigo de hoje da Deco Alerta.
Há mais famílias a reembolsar créditos da casa antes do tempo

Há mais famílias a reembolsar créditos da casa antes do tempo

Em termos globais, o mercado de crédito à habitação em Portugal voltou a crescer em 2019, ainda que de forma menos expressiva do que nos quatro anos anteriores, tal como explicou o idealista/news neste artigo. Entre outros indicadores, e tal como se pode ler no Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho de 2019, divulgado pelo Banco de Portugal (BdP), o ano passado ficou marcado por uma subida no número de reembolsos antecipados, ainda que com um montante médio por reembolso mais reduzido. No total, foram realizados 104.304 reembolsos antecipados totais ou parciais em contratos de crédito à habitação, correspondentes a um capital amortizado de 4,9 mil milhões de euros.

Reembolsos do IRS fazem disparar depósitos

Nunca os portugueses tiveram tanto dinheiro aplicado em depósitos. O montante já se aproxima dos 145.000 milhões de euros, segundo os dados do Banco Central Europeu (BCE). É o valor mais elevado desde que estes dados começaram a ser recolhidos em 2003, e são o reflexo do maior rendimento dos portugueses, mas também dos reembolsos do IRS.

Governo anuncia reembolso de mais de 3.000 milhões de euros ao FMI

Portugal deverá realizar um novo pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) “muito em breve”. Segundo o ministro das Finanças Mário Centeno, que falava aos jornalistas em Bruxelas, o país deverá reembolsar mais 3.000 milhões de euros do empréstimo. Ou seja, o Governo pagará mais 1.000 milhões de euros que o previsto.