
"O Governo está a avaliar a realidade nacional e internacional do uso da bicicleta eléctrica nas cidades", entre os quais os sistemas públicos para uso partilhado como existem em Madrid ou Barcelona, por exemplo. A informação foi avançada pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território, Miguel de Castro Neto, em entrevista ao idealista News Portugal, ressalvando que "a bicicleta elétrica é a resposta para cidades com uma topografia como a de Lisboa, que não tem sido muito favorável à adoção de modos alternativos de locomução".
O governante anunciou também que "no Portugal 20/20 (o próximo quadro comunitário de apoio) o Governo já tem prevista uma aposta concreta com uma iniciativa para alavancar a bicicleta elétrica".
Sem querer concretizar, para já, mais detalhes sobre o sistema de uso partilhado de bicicletas elétricas na capital portuguesa, Miguel de Castro Neto frisa, porém, que "este é um projeto real em que estamos a trabalhar, porque estamos apostamos em desenvolver este modo de mobilidade". E conta que "andamos inclusivamente já pelo país a visitar cidades onde as bicicletas estão a ser promovidas, associações do setor, fábricas, etc".
E remata salientando que para meter este projeto em marcha "não basta apenas ter as bicicletas, é preciso criar condições de intermodalidade entre os diferentes modos de transporte, preparar as vias no centro das cidades para que as bicicletas circulem..."
Para poder comentar deves entrar na tua conta